Siemens debate privacidade e cibersegurança em workshop

Evento ocorre dia 28 de janeiro, e trata de questões como vazamento de informações, riscos de ataques cibernéticos e sistemas de segurança avançados.

Vivemos uma época de negócios cada vez mais conectados, e garantir a privacidade dos dados e dos sistemas de rede passou a ser uma condição fundamental para o avanço da transformação digital das empresas. Os danos que os ataques cibernéticos podem causar são grandes: espionagem, tentativas de chantagem, falhas de operação e interferência na prestação de serviços de órgãos governamentais, empresas fornecedoras de eletricidade, entre outros.

Esse é um assunto sério para a empresa Siemens, que emprega 1,3 mil especialistas em segurança cibernética, atuando na proteção de própria estrutura interna e defesa de soluções para seus clientes. "Assim, conseguimos oferecer um ambiente seguro para que nossos clientes usufruam todo potencial dos nossos produtos e serviços, sem se preocupar com ameaças cibernéticas e exposições a riscos adicionais", diz Caio Colman, cybersecurity officer da Siemens no Brasil. Com essa filosofia, a empresa promove discussão sobre fundamentos que norteiam a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), no dia 28 de janeiro de 2022, das 14h30 às 17h. O workshop Data Privacy e Cybersecurity na cadeia de valor da Siemens conta com apoio do escritório Baptista Luz Advogados e da Elytron Security, empresa especializada em consultoria e auditoria de segurança da informação. As inscrições, gratuitas, ocorrem pela internet.

Siemens debate privacidade e cibersegurança em workshop

A primeira parte do evento apontará como os dados devem ser tratados para que tragam confiabilidade nas operações e não prejudiquem a reputação de marcas, como se deve fiscalizar, quais regras devem ser aplicadas e como proteger inúmeras informações de forma legítima e clara. "É extremamente importante o diálogo entre a Siemens e toda sua cadeia de valor, para que as regras impostas pela lei sejam cumpridas em conformidade. Nós acreditamos que é essencial a capacitação e atualização de parceiros em relação à LGPD", afirma Gustavo Ferreira, head de compliance da empresa. 

A segunda e última parte do encontro abordará como a cibersegurança é estratégica para o crescimento dos negócios. Além do aumento dos ataques, especialistas comentarão sobre prevenção, atualização de softwares e comportamentos estranhos. "O mundo observa diversos ataques virtuais nas mais diferentes esferas da sociedade. Os dados são críticos e vitais para o desempenho de uma indústria, por exemplo. A proteção começa na orientação de colaboradores e se amplia para uma planta industrial. A conversa que teremos é muito significativa para nos defendermos ainda mais contra criminosos", acrescenta Colman.

Com informações da Siemens/In Press Porter Novelli

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais