Centro Cultural Vale Maranhão lança edital Pátio Aberto 2022
Chamada pública seleciona projetos para compor programação de apresentações e espetáculos do CCVM.
O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) lançou o edital Pátio Aberto 2022. Com o objetivo de proporcionar cada vez mais oportunidades para que artistas do Maranhão apresentem seus trabalhos, a chamada pública recebe propostas de shows, apresentações de cultura popular, espetáculos de dança e de artes cênicas e mostras audiovisuais, que podem ocorrer de forma presencial ou virtual.
Os projetos podem ser enviados até o dia 13 de março de 2022, e são aceitas inscrições feitas pela internet, por WhatsApp, enviadas por Correios ou entregues na recepção do CCVM.
Esta é a sexta edição do edital, que já beneficiou 212 projetos vindos de 34 municípios maranhenses. Dentre eles, 81 atrações de cultura popular, como a Dança do Tamassaê, o Pela Porco, a Dança da Mangaba, além de diversos grupos de Tambor de Crioula e Bumba Meu Boi.
"Após nossa apresentação no pátio do CCVM, conseguimos estruturar melhor nossa brincadeira, adquirindo novas indumentárias e incentivando mais pessoas a se juntarem ao folguedo, além de levar a história do Reisado para que mais gente conhecesse. É muito gratificante para quem trabalha com cultura ter esse reconhecimento", conta Lutércio Lopes, secretário do grupo de Reisado Encanto da Terra, de Caxias, selecionado no Pátio Aberto em 2019.
Os projetos selecionados vão compor a programação do CCVM de junho a dezembro. Podem se inscrever artistas maranhenses ou residentes no estado há mais de dois anos.
"A cada ano temos mais inscrições e mais cidades alcançadas pelo Pátio Aberto, fazendo dele um dos principais editais do estado. Além de fomentar a cultura do Maranhão, ele é uma ferramenta importante para conhecermos o que está sendo produzido e continuarmos valorizando as tradições populares, que é um dos pilares do trabalho do CCVM", afirma Gabriel Gutierrez, diretor e coordenador artístico do CCVM.
Com informações e fotos do CCVM
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.