Hubble revela par de galáxias em interação de modo incrível
Quando duas galáxias interagem, gás, poeira e até sistemas solares inteiros são atraídos de uma galáxia para a outra pelas forças de interação.
Atualmente, um conceito amplamente reconhecido entre astrônomos é o de que as galáxias evoluem conforme o modo como elas interagem umas com as outras: por fusão, colisão ou passando uma por cima umas das outras; e, para cada forma de interação, um impacto significativo em suas formas e estruturas. Por mais comuns que se pense que essas interações sejam no Universo, é raro capturar uma imagem de duas galáxias interagindo de maneira tão visivelmente dinâmica.
Um registro feito pelo telescópio espacial Hubble conseguiu isso, de um jeito extraordinário: trata-se do par de galáxias em interação conhecido por Arp 282, composto pela galáxia Seyfert NGC 169 (abaixo) e a galáxia IC 1559 (acima).
Curiosamente, ambas as galáxias têm núcleos monumentalmente energéticos, conhecidos como núcleos galácticos ativos. Quando duas galáxias interagem, gás, poeira e até sistemas solares inteiros são atraídos de uma galáxia para a outra pelas forças de interação, como pode ser observado na imagem, com delicados fluxos de matéria, ligando visivelmente as duas galáxias.
Foto: ESA/Hubble e Nasa, J. Dalcanton, Dark Energy Survey, DOE, FNAL/DECam, CTIO/NOIRLab/NSF/AURA, SDSS (Reconhecimento: J. Schmidt)
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.