Hubble revela par de galáxias em interação de modo incrível

Quando duas galáxias interagem, gás, poeira e até sistemas solares inteiros são atraídos de uma galáxia para a outra pelas forças de interação.

Atualmente, um conceito amplamente reconhecido entre astrônomos é o de que as galáxias evoluem conforme o modo como elas interagem umas com as outras: por fusão, colisão ou passando uma por cima umas das outras; e, para cada forma de interação, um impacto significativo em suas formas e estruturas. Por mais comuns que se pense que essas interações sejam no Universo, é raro capturar uma imagem de duas galáxias interagindo de maneira tão visivelmente dinâmica.

Um registro feito pelo telescópio espacial Hubble conseguiu isso, de um jeito extraordinário: trata-se do par de galáxias em interação conhecido por Arp 282, composto pela galáxia Seyfert NGC 169 (abaixo) e a galáxia IC 1559 (acima).

Hubble revela par de galáxias em interação de modo incrível

Curiosamente, ambas as galáxias têm núcleos monumentalmente energéticos, conhecidos como núcleos galácticos ativos. Quando duas galáxias interagem, gás, poeira e até sistemas solares inteiros são atraídos de uma galáxia para a outra pelas forças de interação, como pode ser observado na imagem, com delicados fluxos de matéria, ligando visivelmente as duas galáxias.

Foto: ESA/Hubble e Nasa, J. Dalcanton, Dark Energy Survey, DOE, FNAL/DECam, CTIO/NOIRLab/NSF/AURA, SDSS (Reconhecimento: J. Schmidt)

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais