Hubble revela tumultuado trio galáctico na constelação de Câncer
Trata-se da fusão de galáxias IC 2431, uma massa de poeira e redemoinhos brilhantes de estrelas; descoberta é do maior ‘censo’ de galáxias já feito.
A massa de poeira e redemoinhos brilhantes de estrelas nesta imagem são a distante fusão de galáxias IC 2431, a 681 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Câncer. O telescópio espacial Hubble capturou o que parece ser uma fusão tripla de galáxias em andamento, bem como uma mistura tumultuada de formação de estrelas e distorções de maré - ou acoplamento de maré - causadas pelas interações gravitacionais desse trio galáctico.
O centro da imagem está obscurecido por uma espessa nuvem de poeira - embora a luz de uma galáxia de fundo possa ser vista perfurando suas extremidades externas.
A imagem é de uma série de observações do Hubble investigando bizarras e extraordinárias galáxias encontradas pelo projeto Galaxy Zoo, considerado o maior 'censo' de galáxias já realizado, com o auxílio mais de 100 mil voluntários que classificaram 900 mil galáxias.
Foto: ESA/Hubble & Nasa, W. Keel, Dark Energy Survey, DOE, FNAL, DECam, CTIO, NOIRLab/NSF/AURA, SDSS (reconhecimento: J. Schmidt)
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.