Telescópio James Webb faz ‘selfie’ e primeiros registros
Neste mês, cientistas vão ajustar, gradualmente, segmentos do espelho primário até que imagens do primeiro registro se tornem uma única estrela.
Completando a primeira fase do processo de alinhamento do espelho primário, o telescópio espacial James Webb fez suas primeiras imagens. Com imagens borradas, o mosaico inicial, na verdade, é a base para o alinhamento dos quatro instrumentos que vão fornecer registros sem precedentes do Universo: neste mês, os cientistas vão ajustar, gradualmente, os segmentos do espelho primário até que as 18 imagens desse primeiro registro se tornem uma única estrela - o que deve ocorrer até setembro.
Desde o início do mês, o Webb foi redirecionado para 156 posições diferentes em torno da localização prevista da estrela-alvo e produziu 1,56 mil imagens, um total de 54 gigabytes de dados brutos. O processo durou 25 horas no total, mas, notavelmente, o observatório espacial conseguiu localizar a estrela-alvo nas primeiras seis horas.
As imagens são apenas uma parte central de um mosaico ainda maior, com mais de 2 bilhões de pixels. Como parte dos trabalhos, o Webb também fez uma 'selfie' de seu espelho primário.
Lançado no último Natal, o telescópio espacial James Webb decolou a bordo do foguete Ariane 5, a partir do espaçoporto europeu em Kourou, na Guiana Francesa, com o objetivo de desvendar as origens do Universo. Mais que o lançamento em si, para os cientistas este, sim, é um momento de ápice: a luz das estrelas passando, com sucesso, pelos sistemas do observatório espacial.
Com informações da ESA / Fotos: Nasa/ESA/CSA Webb
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.