Telescópio James Webb faz ‘selfie’ e primeiros registros

Neste mês, cientistas vão ajustar, gradualmente, segmentos do espelho primário até que imagens do primeiro registro se tornem uma única estrela.

Completando a primeira fase do processo de alinhamento do espelho primário, o telescópio espacial James Webb fez suas primeiras imagens. Com imagens borradas, o mosaico inicial, na verdade, é a base para o alinhamento dos quatro instrumentos que vão fornecer registros sem precedentes do Universo: neste mês, os cientistas vão ajustar, gradualmente, os segmentos do espelho primário até que as 18 imagens desse primeiro registro se tornem uma única estrela - o que deve ocorrer até setembro.

Desde o início do mês, o Webb foi redirecionado para 156 posições diferentes em torno da localização prevista da estrela-alvo e produziu 1,56 mil imagens, um total de 54 gigabytes de dados brutos. O processo durou 25 horas no total, mas, notavelmente, o observatório espacial conseguiu localizar a estrela-alvo nas primeiras seis horas.

Alinhando espelho, telescópio James Webb tira primeiras fotos

As imagens são apenas uma parte central de um mosaico ainda maior, com mais de 2 bilhões de pixels. Como parte dos trabalhos, o Webb também fez uma 'selfie' de seu espelho primário.

Alinhando espelho, telescópio James Webb tira primeiras fotos

Lançado no último Natal, o telescópio espacial James Webb decolou a bordo do foguete Ariane 5, a partir do espaçoporto europeu em Kourou, na Guiana Francesa, com o objetivo de desvendar as origens do Universo. Mais que o lançamento em si, para os cientistas este, sim, é um momento de ápice: a luz das estrelas passando, com sucesso, pelos sistemas do observatório espacial.

Com informações da ESA / Fotos: Nasa/ESA/CSA Webb

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais