Centro Cultural Vale lança edital Ocupa CCVM 2022

Edital receberá, de artistas de todo o Brasil, projetos que investiguem audiovisual enquanto linguagem.

O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) lança, nesta terça-feira (15), o edital Ocupa CCVM 2022. A chamada é aberta para artistas e fazedores culturais de todo o Brasil. Para esta edição, o audiovisual será a linguagem escolhida para a investigação dos participantes.

Os projetos selecionados serão produzidos e exibidos a partir do segundo semestre de 2022. Os interessados em participar podem acessar o regulamento pela internet, e preencher o formulário on-line. As inscrições vão até 17 de abril.

Centro Cultural Vale Maranhão lança edital Ocupa CCVM 2022

Serão selecionadas propostas que pensem, experimentem e tencionem a imagem e o som em sua amplitude de criação. O edital priorizará projetos que coloquem o audiovisual em perspectiva, relacionado a outras linguagens artísticas: dança, teatro, música, cultura popular e artes visuais. A diversidade de formatos também enriquecerá a seleção, podendo ser apresentadas propostas de mostras, pesquisas, oficinas, programas educativos, bem como a produção e/ou finalização de obras.

É a primeira vez que o CCVM propõe um edital temático focado em uma linguagem de criação, como destaca o diretor e coordenador artístico da instituição, Gabriel Gutierrez.

Na última edição do Ocupa CCVM exibimos 25 filmes vindos de vários estados brasileiros. A qualidade das propostas audiovisuais e o entendimento de que vivemos uma era da imagem, mais especificamente do vídeo, nos motivou a pensar numa chamada pública que instigasse artistas a criar com essas ferramentas. A experimentação no cruzamento das diversas linguagens artísticas é importante para pensar os projetos. Queremos garantir um espaço de risco, em que propostas inovadoras tenham espaço

Com informações e fotos do CCVM

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais