Centro Cultural Vale lança edital Ocupa CCVM 2022
Edital receberá, de artistas de todo o Brasil, projetos que investiguem audiovisual enquanto linguagem.
O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) lança, nesta terça-feira (15), o edital Ocupa CCVM 2022. A chamada é aberta para artistas e fazedores culturais de todo o Brasil. Para esta edição, o audiovisual será a linguagem escolhida para a investigação dos participantes.
Os projetos selecionados serão produzidos e exibidos a partir do segundo semestre de 2022. Os interessados em participar podem acessar o regulamento pela internet, e preencher o formulário on-line. As inscrições vão até 17 de abril.
Serão selecionadas propostas que pensem, experimentem e tencionem a imagem e o som em sua amplitude de criação. O edital priorizará projetos que coloquem o audiovisual em perspectiva, relacionado a outras linguagens artísticas: dança, teatro, música, cultura popular e artes visuais. A diversidade de formatos também enriquecerá a seleção, podendo ser apresentadas propostas de mostras, pesquisas, oficinas, programas educativos, bem como a produção e/ou finalização de obras.
É a primeira vez que o CCVM propõe um edital temático focado em uma linguagem de criação, como destaca o diretor e coordenador artístico da instituição, Gabriel Gutierrez.
Na última edição do Ocupa CCVM exibimos 25 filmes vindos de vários estados brasileiros. A qualidade das propostas audiovisuais e o entendimento de que vivemos uma era da imagem, mais especificamente do vídeo, nos motivou a pensar numa chamada pública que instigasse artistas a criar com essas ferramentas. A experimentação no cruzamento das diversas linguagens artísticas é importante para pensar os projetos. Queremos garantir um espaço de risco, em que propostas inovadoras tenham espaço
Com informações e fotos do CCVM
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.