Roupas de academia: como lavar e manter a durabilidade das peças

Para quem costuma lavar roupas esportivas em casa mesmo, cuidado principal é seguir instruções do fabricante, disponíveis na etiqueta da roupa.

Leves e delicadas - por serem produzidas a partir de fibras sintéticas como poliéster, poliamida ou elastano - as roupas esportivas requerem tratamento especial na hora de lavar, já que é preciso preservar as principais características desse tipo de peça: alta resistência, controle de temperatura do corpo, secagem rápida e proteção solar. O segredo é estar atento ao modo de lavagem.

Para quem costuma lavar a roupa em casa mesmo, o principal cuidado é respeitar as instruções do fabricante, disponíveis na etiqueta da roupa. "É importante verificar essas instruções, pois os tecidos têm exigências diferentes para limpeza. A etiqueta ajuda a evitar um procedimento inadequado e acabar desgastando a peça", explica o especialista em higienização da Quality Lavanderia, José Previero.

Roupas de academia: como lavar e manter sua durabilidade

Não acumular as peças sujas, não misturar cores durante a lavagem e optar pelos produtos de limpeza corretos são algumas das orientações para manter a durabilidade das roupas esportivas.

Veja, abaixo, cinco dicas, elencadas pelo especialista, de como lavar roupas de academia:

  • Não jogue a roupa suada no cesto de roupa suja: o amontoado de roupas, com a peça molhada, pode haver proliferação de bactérias. Antes, o ideal é deixar a roupa pendurada para secar. O mesmo vale para quem guarda na mochila até voltar para casa e poder organizar a roupa para lavar: o local abafado da mochila também ocasiona essa proliferação de bactérias, além de deixar o odor mais desagradável (nesse caso, uma solução é utilizar sacos plásticos);
  • Não misture as cores claras com escuras: lave as peças separadas, assim, evita-se a transferência de cor ou que a roupa fique desbotada;
  • Na máquina, coloque as roupas em sacos de proteção: com isso, além de evitar que o tecido se danifique durante o processo, impede aquelas famosas bolinhas. Para a lavagem, selecione o clico leve/delicado e, em caso de manchas, deixe selecionada a opção de molho para facilitar a remoção. Não use alvejantes, isso danifica o tecido;
  • Opte por sabão neutro sem perfume: produtos com perfume interferem na respirabilidade do tecido;
  • Não use amaciante: por serem de poliéster ou poliamida, as peças precisam absorver o suor e depois expelir, e o amaciante acaba bloqueando essa função nesses tecidos.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais