Roupas de academia: como lavar e manter a durabilidade das peças
Para quem costuma lavar roupas esportivas em casa mesmo, cuidado principal é seguir instruções do fabricante, disponíveis na etiqueta da roupa.
Leves e delicadas - por serem produzidas a partir de fibras sintéticas como poliéster, poliamida ou elastano - as roupas esportivas requerem tratamento especial na hora de lavar, já que é preciso preservar as principais características desse tipo de peça: alta resistência, controle de temperatura do corpo, secagem rápida e proteção solar. O segredo é estar atento ao modo de lavagem.
Para quem costuma lavar a roupa em casa mesmo, o principal cuidado é respeitar as instruções do fabricante, disponíveis na etiqueta da roupa. "É importante verificar essas instruções, pois os tecidos têm exigências diferentes para limpeza. A etiqueta ajuda a evitar um procedimento inadequado e acabar desgastando a peça", explica o especialista em higienização da Quality Lavanderia, José Previero.

Não acumular as peças sujas, não misturar cores durante a lavagem e optar pelos produtos de limpeza corretos são algumas das orientações para manter a durabilidade das roupas esportivas.
Veja, abaixo, cinco dicas, elencadas pelo especialista, de como lavar roupas de academia:
- Não jogue a roupa suada no cesto de roupa suja: o amontoado de roupas, com a peça molhada, pode haver proliferação de bactérias. Antes, o ideal é deixar a roupa pendurada para secar. O mesmo vale para quem guarda na mochila até voltar para casa e poder organizar a roupa para lavar: o local abafado da mochila também ocasiona essa proliferação de bactérias, além de deixar o odor mais desagradável (nesse caso, uma solução é utilizar sacos plásticos);
- Não misture as cores claras com escuras: lave as peças separadas, assim, evita-se a transferência de cor ou que a roupa fique desbotada;
- Na máquina, coloque as roupas em sacos de proteção: com isso, além de evitar que o tecido se danifique durante o processo, impede aquelas famosas bolinhas. Para a lavagem, selecione o clico leve/delicado e, em caso de manchas, deixe selecionada a opção de molho para facilitar a remoção. Não use alvejantes, isso danifica o tecido;
- Opte por sabão neutro sem perfume: produtos com perfume interferem na respirabilidade do tecido;
- Não use amaciante: por serem de poliéster ou poliamida, as peças precisam absorver o suor e depois expelir, e o amaciante acaba bloqueando essa função nesses tecidos.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.