Hubble enquadra ‘birra’ de estrela jovem na Nebulosa de Órion
Jato incandescente de gás viaja em velocidades supersônicas; nebulosa fornece pistas a cientistas sobre como nascem estrelas e sistemas planetários.
Uma energética explosão de uma estrela extremamente jovem atravessa este registro feito pelo telescópio espacial Hubble: a 'birra' estelar - produzida por uma estrela em fase inicial de formação - consiste em um jato incandescente de gás viajando em velocidades supersônicas.
À medida que o jato colide com o material ao redor da estrela ainda em formação, o choque aquece esse material e faz com que ele brilhe. O resultado são as estruturas coloridas e finas, que os astrônomos chamam de objetos Herbig-Haro, ondulando no canto inferior esquerdo da imagem.
Os objetos Herbig-Haro parecem evoluir e mudar significativamente em apenas alguns anos. Este objeto em particular, chamado HH34, foi anteriormente capturado pelo Hubble entre 1994 e 2007, e novamente em detalhes gloriosos em 2015. HH34 reside a aproximadamente 1,25 mil anos-luz da Terra, na Nebulosa de Órion, uma grande região de formação estelar visível a olho nu.
A Nebulosa de Órion é um dos locais mais próximos de formação estelar generalizada da Terra e, como tal, tem sido examinada por astrônomos em busca de pistas sobre como as estrelas e os sistemas planetários nascem.
Foto: ESA/Hubble & Nasa, B. Nisini
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.