‘Insular’: exposição em cartaz na Galeria de Arte do Sesc

Cidade de São José de Ribamar é cenário de enredo do trabalho de Namíbya Aick, que viaja por onde a vida não tem pressa.

O Serviço Social do Comércio (Sesc) no Maranhão apresenta a exposição Insular: O Tempo do Outro Lado, um trabalho de Namíbya Aick sobre a memória de um lugar em que o tempo caminha diferente. A exposição fica em cartaz na Galeria de Arte do Sesc Centro até 31 de maio de 2022, sempre das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O percurso por meio de imagens enfatiza personas que habitam um lado de uma ilha em que a vida não tem pressa. A cidade de São José de Ribamar é o cenário deste enredo, que nos empresta seus personagens, elementos e paisagens para compor essa viagem.

‘Insular’: exposição em cartaz na Galeria de Arte do Sesc

O pescador como sendo a ilha que se nutre dos próprios recursos, se adapta à mercê da natureza e tem o mar como berço; as mulheres marisqueiras que com sabedoria e força repetem constantemente os ciclos que nutrem a si e a quem depende do seu trabalho; os manguezais que, como teias que cercam a Ilha, constituem o alicerce da vida; a ancestralidade enraizada nessa terra; o silêncio do cais pelas partidas e chegadas; os que saem da ilha, mas a mantém dentro de si; revoadas como conexão entre ilhas e pessoas. Pequenas histórias em cada obra que se conectam e contam um todo de memórias e vivências.

‘Insular’: exposição em cartaz na Galeria de Arte do Sesc

Namíbya Aick é uma artista visual, fotógrafa e pesquisadora. Licenciada em artes visuais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), utiliza de sua paixão pela fotografia e pela pintura para se aventurar pelo mundo e desenvolver pesquisas na área da arte, cultura e educação, assim como criações e colaborações em diversas produções audiovisuais pelo estado.

O agendamento de visitas mediadas pode ser feito pelos telefones (98) 3216-3830 e (98) 3216-3826.

Com informações e fotos do Sesc

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais