Maranhão tem alerta sobre chuvas intensas e tempestade

Cidades podem registrar chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia e ventos superiores a 100 km/h, com grande risco de danos e prejuízos.

#RadarMA

Uma pequena porção da região nordeste do Maranhão está em alerta sobre grande perigo para a ocorrência de chuvas intensas até as 21h desta segunda-feira (7). Os municípios de Água Doce do Maranhão, Araioses, Barreirinhas, Paulino Neves e Tutoia podem registrar chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia e ventos superiores a 100 km/h, com grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos ou enxurradas - saiba o que fazer em casos de emergência.

Outro pequeno pedaço no sul do Estado tem aviso - válido até a manhã de terça-feira - sobre perigo de tempestade, com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h), e possibilidade até de queda de granizo.

Maranhão tem alerta sobre chuvas intensas e tempestade

Os dados são do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que alerta ainda sobre o perigo potencial e perigo de chuvas intensas nas próximas horas, em outras regiões do Maranhão, com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).

Maranhão tem alerta sobre chuvas intensas e tempestade

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também alerta para a possibilidade moderada de ocorrência de inundações na mesorregião norte maranhense, "devido aos acumulados prévios e a previsão de chuvas com intensidade moderada a forte em forma de pancadas intermitentes ao longo do dia. Ressalta-se que em caso de possíveis ocorrências, o impacto para a população pode ser além do nível moderado".

Reportagem atualizada às 21h35.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais