Águas de março... com chuva fora do normal em São Luís

Em março, São Luís registrou chuva bem acima da média histórica para o período; mês que termina é o de maiores chuvas na região norte do Maranhão.

#RadarMA

Março confirmou, para além, a fama de mês mais chuvoso em São Luís: o período registrou 640 mm, frente a 453 mm da média histórica - referente ao período entre 1991 e 2020. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) - veja, mês a mês, o acumulado de chuva em São Luís no #RadarMA.

A temporada de chuva - influenciada pela Zona de Convergência Intertropical (Zcit) - só não foi maior que a de 2021, quando choveu mais de 690 mm. Abril, segundo mês mais chuvoso no Maranhão, costuma acumular, em média, 430 mm de precipitação.

São Luís registra chuva acima da média histórica em março

Neste mês, as maiores chuvas em São Luís foram registradas dias 30, quando choveu 80,8 mm; 16, com 74 mm de precipitação acumulada; e 19, com 70,4 mm.

Em todo o Maranhão, as maiores chuvas ocorreram nas cidades localizadas ao norte do Estado: Chapadinha (704 mm), São Luís, Zé Doca (630 mm), Turiaçu (600 mm) e Bacabal (475 mm).

Segundo o Inmet, para a primeira quinzena de abril, a previsão é de chuva em grande parte do Maranhão, com acumulado de 200 mm.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais