Águas de março... com chuva fora do normal em São Luís
Em março, São Luís registrou chuva bem acima da média histórica para o período; mês que termina é o de maiores chuvas na região norte do Maranhão.
Março confirmou, para além, a fama de mês mais chuvoso em São Luís: o período registrou 640 mm, frente a 453 mm da média histórica - referente ao período entre 1991 e 2020. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) - veja, mês a mês, o acumulado de chuva em São Luís no #RadarMA.
A temporada de chuva - influenciada pela Zona de Convergência Intertropical (Zcit) - só não foi maior que a de 2021, quando choveu mais de 690 mm. Abril, segundo mês mais chuvoso no Maranhão, costuma acumular, em média, 430 mm de precipitação.
Neste mês, as maiores chuvas em São Luís foram registradas dias 30, quando choveu 80,8 mm; 16, com 74 mm de precipitação acumulada; e 19, com 70,4 mm.
A chuva forte registrada em São Luís no início da tarde dessa terça-feira (29), e causou transtornos para moradores e motoristas na capital. pic.twitter.com/naFyXrRkvq
— Maranhão News (@maranhaonews_) 29 de março de 2022
Em todo o Maranhão, as maiores chuvas ocorreram nas cidades localizadas ao norte do Estado: Chapadinha (704 mm), São Luís, Zé Doca (630 mm), Turiaçu (600 mm) e Bacabal (475 mm).
Segundo o Inmet, para a primeira quinzena de abril, a previsão é de chuva em grande parte do Maranhão, com acumulado de 200 mm.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.