Festival Guarnicê de Cinema tem inscrições abertas

Cineastas brasileiros, ibero-americanos e de países de língua portuguesa podem concorrer; festival será realizado entre 23 e 30 de setembro deste ano.

Seguem até o dia 9 de maio de 2022 as inscrições para a 45ª edição do Festival Guarnicê de Cinema. Cineastas de todo o Brasil, ibero-americanos e de países de língua portuguesa podem concorrer nas mostras competitivas nacionais de filmes de longa e curta-metragem, com filmes falados, dublados ou legendados em português, finalizados a partir de janeiro de 2021. As mostras competitivas maranhenses são de videoclipe, reportagem audiovisual e filme publicitário, além de longa e curta-metragem. O formulário está disponível pela internet.

Em 2022, o Festival Guarnicê de Cinema ocorre em formato híbrido, com programação em São Luís e virtual, entre os dias 23 e 30 de setembro. Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), o Guarnicê é o quarto mais antigo festival de cinema do Brasil. Em 2021, foram mais de 1,15 mil inscrições, 200 filmes selecionados para exibições em 18 mostras, acompanhado, de modo virtual, por cerca de 35 mil pessoas e, presencialmente, por duas mil pessoas.

Festival Guarnicê de Cinema tem inscrições abertas

Entre os prêmios ofertados, conforme edital, estão o de melhor filme de longa-metragem nacional, de R$ 20 mil; e o de melhor curta nacional, premiado com R$ 10 mil.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais