Maranhenses se destacam em aplicativo de vídeos curtos

Com roteiros originais, criadores de conteúdo somam mais de 51 milhões de visualizações, mostrando cotidiano, histórias intrigantes e mensagens.

Um homem convida uma moça para sair enquanto capina o solo e é desprezado por não ter status. A reviravolta da história ocorre quando ele chega de moto enquanto ela aguarda o ônibus no ponto e fica impressionada por ele ter um veículo para se locomover. A lição de moral é que todo trabalho é Digno, um episódio do criador Jardiel da Silva Barbosa, dono do perfil Na Atividade! no Kwai, aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos. Esta é parte de muitas mininovelas que são produzidas diariamente pelos criadores de conteúdo integrantes da produtora de Felipe Filipini, ex-apresentador televisivo e criador de conteúdo do perfil Família em Série - siga o perfil do Blog do Maurício Araya no Kwai.

Jardiel tem 28 anos e fez seu primeiro vídeo para as redes sociais em 2010. "Sempre gostei de câmera e de me comunicar com o mundo virtual, essa é minha maneira de transmitir alegria para o público", afirma. Além dele, outros três criadores pegam o celular e vão em busca de um cenário para gravar seus vídeos curtos pela cidade de Chapadinha, no interior do Maranhão, e assim disseminar suas histórias pelo Brasil. O município, localizado na região leste do Estado, com uma população estimada em 80,19 mil habitantes, é palco de produções que chamaram atenção do público não apenas do Maranhão mas do Brasil inteiro.

Maranhenses se destacam em aplicativo de vídeos curtos

Há seis anos, Ana Clara Mendes da Cruz começou a gravar vídeos para outras plataformas, e agora aos 19 anos produz conteúdo de dramaturgia para o Kwai no perfil Um Novo Começo. "Meu objetivo é fazer as pessoas felizes assistindo meus conteúdos. Também desenvolvo agora meu lado atriz nas mininovelas do TeleKwai e posso dar uma boa vida pra minha mãe, que às vezes também participa das gravações", diz.

Rai Souza da Cruz, de 21 anos, teve início no mundo da criação de conteúdo em 2017 e hoje comanda o perfil Histórias da Minha Vida. "Comecei a gostar de vídeos ao ter contato com celular. Achava tão interessante, que comecei a tentar fazer alguns por conta própria e desenvolver minhas habilidades em edição". Em 2020, Rai conheceu a plataforma, e desde então produz vídeos para a plataforma. "Realizei meu sonho de viver do que amo fazer", completa o criador.

Robson Ferreira da Conceição tem 19 anos e começou a gravar vídeos na internet há cinco anos, antes fazia vídeos de indiretas e depois passou para vídeos de humor. "Eu tenho objetivo de conquistar tudo que eu quero e ajudar minha família, mas sempre levando a alegria e a emoção para os meus seguidores por meio dos meus vídeos". O criador do perfil Momentos de Inspiração tem um dos vídeos com maior número de visualizações do TeleKwai, com mais de 11 milhões de visualizações. Com o título de Ela terminou comigo!, o vídeo é a primeira parte de dois episódios, que conta a história de um homem humilde que é desprezado pela namorada.

Conteúdos originais

O roteiro, a gravação, edição e divulgação ficam por conta dos criadores com apoio da produtora. Os vídeos são gravados com a câmera do celular e o cenário são as ruas de Chapadinha. "Geralmente os cenários que são usados nas gravações desses criadores são as ruas e as casas lá em Chapadinha, e eu acho isso muito legal para o público do Kwai, pois além de se reconhecerem nas histórias, os usuários também se enxergam nos vídeos pela familiaridade do local, as casas e os figurinos. Nós prezamos por uma boa imagem, por um bom áudio, mas não escondemos a origem de nenhuma conta", explica Felipe Filipini, que faz a gestão das contas dos criadores e amigos de Chapadinha, e acompanha tudo de perto.

E, muitas vezes, é o improviso que ajuda na hora das gravações. "Durante uma gravação de um dos vídeos eles notaram que o vento estava muito forte e atrapalhava na captação do áudio, então a solução foi abrir um guarda-chuva atrás de quem estava gravando para que o vento não pegasse no microfone. E foi uma boa solução", comenta.

As produções, que são originais e desenvolvidas exclusivamente para a plataforma do Kwai, falam sobre conflitos do cotidiano, temas relevantes para a sociedade relacionados a questões sociais e relacionamentos. São vídeos que podem incluir um começo, um meio e um fim, ou que podem fazer parte de um arco narrativo maior com diversos episódios curtos.

Com informações do Kwai/RPMA Comunicação / Fotos: Kwai (cortesia)

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais