‘Ladainha e Canções’: Wellington Reis homenageia São Pedro

Novo trabalho do artista mergulha na tradição das orações dialogadas usadas em cultos católicos, e registra preciosidade da cultura popular do Estado.

Um valioso registro para a cultura popular do Maranhão: Ladainha e Canções à São Pedro é o título do novo CD de Wellington Reis, que traz músicas em homenagem ao padroeiro dos papas e pescadores. O trabalho traz participações de grandes compositores como Cesar Teixeira, Luís Bulcão e Zé Pereira Godão, e o auxílio luxuoso dos intérpretes da Companhia Barrica, Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, além de Gabriel Melônio, Sebastião Cardoso, Arthur Santos e Claudio Pinheiro.

Em São Luís, as ladainhas fazem parte das celebrações do calendário religioso cristão, assim como na grande maioria das programações dos festejos de cultura popular, a exemplo do Divino Espírito Santo e de São Benedito. Os devotos também costumam pagar suas promessas para Santo Antônio, São João e São Pedro saudando-os com ladainhas durante a temporada junina.

‘Ladainha e Canções’: Wellington Reis lança CD em homenagem à São Pedro

As ladainhas estão entre as orações mais importantes do catolicismo: é uma espécie de prece litúrgica que obedece a uma estrutura clássica na forma de curtas invocações a Deus, a Jesus Cristo, à Virgem, aos santos, e são recitadas pelo celebrante, se alternando com as respostas da congregação - fiéis e/ou religiosos.

No começo dos anos 2000, o cantor e compositor, Wellington Reis, ouviu de sua irmã Vera Lúcia que o Padre Haroldo - conhecido como 'padre boieiro' - rezava uma das Missas do Novenário que antecede os festejos na capela de São Pedro - local do maior encontro popular de grupos de bumba-meu-boi - ,na Madre Deus, em São Luís, com a ladainha de Nossa Senhora das Graças, pelo fato, de não existir uma ladainha específica para São Pedro. Tomado pela curiosidade, Wellington Reis compôs uma ladainha para São Pedro e a entregou-a para a irmã, e a obra foi adotada nas missas da comunidade católica na Madre Deus.

Passado mais de uma década desse episódio, fiéis rezavam aquela ladainha que compusera e, a partir daí, o desejo de fazer o registro do trabalho se concretizou. Na pandemia, Wellington Reis se enveredou na produção criativa, resultando no CD Ladainha e Canções à São Pedro.

O trabalho é produção independente e tem caráter beneficente: toda a renda atribuída com a venda do CD é destinada às ações sociais da Paróquia da Capela de São Pedro, onde o CD pode ser adquirido sempre às quintas-feiras, das 18h30 às 20h, e aos domingos, às 8h, ou ainda por meio do WhatsApp (Regina).

Com informações e foto da assessoria/VS Comunicação e Cultura

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia nossos outros destaques. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado aqui por meio do Google Notícias, Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.



Siga nas redes sociais

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais