Mergulhando em um tesouro astronômico

Telescópio espacial Hubble explorou o brilhante aglomerado globular NGC 6569, na constelação de Sagitário.

Esta imagem do telescópio espacial Hubble captura o brilhante aglomerado globular NGC 6569, na constelação de Sagitário. O Hubble explorou o coração deste aglomerado com suas câmeras, revelando um tesouro brilhante de estrelas neste tesouro astronômico.

Aglomerados globulares são amontoados estáveis e fortemente ligados, contendo dezenas de milhares a milhões de estrelas e estão associados a todos os tipos de galáxias. A intensa atração gravitacional desses aglomerados de estrelas compactados significa que os aglomerados globulares têm uma forma esférica regular com um centro densamente povoado - como pode ser visto no coração desta imagem repleta de estrelas.

Mergulhando em um tesouro astronômico

Esta observação vem de uma investigação de aglomerados globulares que se encontram perto do centro da Via Láctea. Esses objetos foram evitados em pesquisas anteriores, pois a poeira espalhada pelo centro de nossa galáxia bloqueia a luz desses aglomerados globulares e altera as cores das estrelas que neles residem. O último fator é particularmente importante para os astrônomos que estudam a evolução estelar, pois as cores das estrelas podem fornecer aos astrônomos informações sobre suas idades, composições e temperaturas.

Os astrônomos que propuseram essas observações combinaram dados do Hubble com dados de arquivos astronômicos, permitindo-lhes medir as idades de aglomerados globulares, incluindo a NGC 6569. Sua pesquisa também forneceu informações sobre a estrutura e densidade de aglomerados globulares em direção ao centro da Via Láctea.

Foto: ESA/Hubble & Nasa, R. Cohen

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais