Minissatélite é lançado rumo à órbita lunar

Equipamento vai explorar órbita que vai abrigar estação espacial Gateway, prevista para começar a ser montada já em 2023.

Uma imagem divulgada pelo Rocket Lab mostra toda a potência dos motores do foguete Electron, lançado nesta terça-feira (28),  do Rocket Lab Launch Complex 1, na Península Māhia, na Nova Zelândia.

Na missão Cislunar Autonomous Positioning System Technology Operations and Navigation Experiment (Capstone), o veículo reutilizável, de 17 metros de altura, levou, um CubeSat da Nasa, a agência espacial americana, projetado para testar a órbita que irá abrigar uma estação espacial lunar inédita, a Gateway, que deve começar a ser montada em 2023.

Minissatélite é lançado rumo à órbita lunar

O projeto deve dar apoio, ainda, ao programa Artemis, da Nasa em conjunto com a iniciativa privada e outros parceiros internacionais, com o objetivo de levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua em 2024.

Foto: Rocket Lab, via Nasa (cortesia)

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia nossos outros destaques. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado aqui por meio do Google Notícias, Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.



Siga nas redes sociais

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais