Lente gravitacional ‘duplica’ galáxia em registro do Hubble
Efeito ocorre quando corpo celeste massivo causa curvatura suficiente do espaço-tempo para que caminho da luz seja distorcido.
Esta observação, no mínimo intrigante, do telescópio espacial Hubble mostra uma galáxia 'duplicada' com o efeito de uma lente gravitacional, criando uma imagem 'espelhada' no centro da imagem. Lentes gravitacionais ocorrem quando um corpo celeste massivo - como um aglomerado de galáxias - causa uma curvatura suficiente do espaço-tempo para que o caminho da luz ao seu redor seja visivelmente 'dobrado', como se fosse uma lente.
O corpo que causa a deformação do caminho da luz é chamado de lente gravitacional, e o objeto de fundo distorcido é chamado de lente. Uma consequência importante da distorção é a ampliação, permitindo que astrônomos observem objetos que, de outra forma, estariam muito distantes ou muito fracos para serem vistos.

O Hubble tem um talento especial para detectar galáxias com lentes: a sensibilidade do telescópio e a visão cristalina permitem que ele veja lentes gravitacionais fracas e distantes que não podem ser detectadas com telescópios terrestres devido ao efeito de desfoque da atmosfera da Terra. O equipamento, aliás, foi o primeiro a resolver detalhes em imagens de galáxias com lentes e é capaz de visualizar tanto sua forma quanto sua estrutura interna.
Com informações e imagem da ESA/Hubble & Nasa, J. Rigby
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.