Bandeira verde: contas de luz não têm adicional em setembro
Sinalização ‘reflete boas condições de geração de energia elétrica’, conforme a Aneel, mesmo com previsão de aumento na demanda por energia elétrica.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a manutenção, em setembro, da bandeira verde. A sinalização, segundo a agência, 'reflete boas condições de geração de energia elétrica sem cobrança adicional nas contas de luz, mesmo considerando previsão de crescimento do consumo de energia no país'.
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeira tarifária indica o custo real da produção de energia elétrica, e impõe o pagamento de taxa extra quando as condições não são favoráveis para isso.
Além da bandeira verde, o sistema possui outros três patamares: bandeira amarela, bandeira vermelha - patamar 1 e bandeira vermelha - patamar 2. Em 2021, a Aneel criou a bandeira de escassez hídrica, como forma de enfrentamento do período de escassez de recursos hídricos, que, segundo a agência, foi o pior em mais de 90 anos.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.