Bandeira verde: contas de luz não têm adicional em setembro

Sinalização ‘reflete boas condições de geração de energia elétrica’, conforme a Aneel, mesmo com previsão de aumento na demanda por energia elétrica.

Seu Bolso

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a manutenção, em setembro, da bandeira verde. A sinalização, segundo a agência, 'reflete boas condições de geração de energia elétrica sem cobrança adicional nas contas de luz, mesmo considerando previsão de crescimento do consumo de energia no país'.

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeira tarifária indica o custo real da produção de energia elétrica, e impõe o pagamento de taxa extra quando as condições não são favoráveis para isso.

Além da bandeira verde, o sistema possui outros três patamares: bandeira amarela, bandeira vermelha - patamar 1 e bandeira vermelha - patamar 2. Em 2021, a Aneel criou a bandeira de escassez hídrica, como forma de enfrentamento do período de escassez de recursos hídricos, que, segundo a agência, foi o pior em mais de 90 anos.

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais