Comércio abre no feriadão em São Luís; bancos fecham
Acordo entre Fecomércio e Sindcomerciários permite funcionamento das lojas nos dias 7 e 8 de setembro; agências bancárias só voltam a abrir no dia 9.
O comércio de São Luís está autorizado a funcionar no feriado prolongado de Independência do Brasil e de aniversário de 410 anos da capital maranhense. O acordo, firmado entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís (Sindcomerciários), prevê que estabelecimentos situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais podem funcionar das 8h às 18h, e lojas de shopping centers das 10h às 22h.
Em São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, conforme previsto na convenção coletiva de trabalho firmada entre a Fecomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, também fica autorizado o funcionamento do comércio da Grande São Luís no dia 7. No dia 8 de setembro, o funcionamento é normal, sem pagamento de hora extra aos funcionários.

Já a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá expediente nas agências bancárias no feriado da Independência do Brasil. No dia 8, o atendimento ao público volta a ocorrer normalmente somente em São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Ainda assim, áreas de autoatendimento ficam disponíveis para os clientes no feriado, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking.
As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento no feriado podem ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.
Veja, no infográfico, o funcionamento dos serviços durante o feriado de Independência do Brasil e aniversário de São Luís.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.