‘Livelyyy’: São Luís recebe obra interativa de artista francês

Mural proporciona reflexão sobre nossa relação com a vida, por meio da experiência dos ‘videogames’; instalação fica na cidade até 7 de outubro.

Em parceria com o Instituto Francês, o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) recebe, de 9 de setembro a 7 de outubro, a obra Livelyyy, um mural interativo criado pelo artista francês Guillaumit a convite da Associação Electroni[k], que proporciona uma reflexão sobre nossa relação com a vida, por meio da interseção entre artes gráficas, realidade aumentada e experiência de videogame - veja outras instalações e exposições em cartaz.

A interatividade se materializa por meio de um jogo que transporta o público para um universo 3D, povoado por uma multiplicidade de espécies interdependentes: animais, insetos, organismos vivos e micróbios. Assim, com o celular em mãos, será revelada a riqueza oculta da vida escondida no mural, convidando os visitantes a cuidarem desse ecossistema.

‘Livelyyy’: São Luís recebe obra interativa de artista francês
‘Livelyyy’: São Luís recebe obra interativa de artista francês
Gwendal Le Flem (cortesia)

A ação dá continuidade à parceria firmada entre o CCVM e o Instituto Francês, que já conta com a realização de mostras de cinema na sede da instituição e em comunidades quilombolas do interior maranhense. Para esta ação, também somam à parceira o Consulado da França Geral em Recife e a rede das Alianças Francesas no Brasil.

Livelyyy é uma criação de Guillaumit, acompanhada e produzida por Electroni[k], em co-produção com Amiens Métropole le Safran (Festival Digital Safra), o Théâtre de l'Éclat (Festival Noob) e com o apoio da Embaixada da França em Singapura e o Conselho Nacional de Arte de Singapura (Voilah! & Artsin your Neighbourhood), do Tétris (Festival Exhibit) e do Instituto Francês de Tóquio (Festival Digital Choc).

Com informações do CCVM

Leia outros destaques do Blog do Maurício Araya. Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. Siga o Blog do Maurício Araya no Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais