‘Livelyyy’: São Luís recebe obra interativa de artista francês
Mural proporciona reflexão sobre nossa relação com a vida, por meio da experiência dos ‘videogames’; instalação fica na cidade até 7 de outubro.
Em parceria com o Instituto Francês, o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) recebe, de 9 de setembro a 7 de outubro, a obra Livelyyy, um mural interativo criado pelo artista francês Guillaumit a convite da Associação Electroni[k], que proporciona uma reflexão sobre nossa relação com a vida, por meio da interseção entre artes gráficas, realidade aumentada e experiência de videogame - veja outras instalações e exposições em cartaz.
A interatividade se materializa por meio de um jogo que transporta o público para um universo 3D, povoado por uma multiplicidade de espécies interdependentes: animais, insetos, organismos vivos e micróbios. Assim, com o celular em mãos, será revelada a riqueza oculta da vida escondida no mural, convidando os visitantes a cuidarem desse ecossistema.

A ação dá continuidade à parceria firmada entre o CCVM e o Instituto Francês, que já conta com a realização de mostras de cinema na sede da instituição e em comunidades quilombolas do interior maranhense. Para esta ação, também somam à parceira o Consulado da França Geral em Recife e a rede das Alianças Francesas no Brasil.
Livelyyy é uma criação de Guillaumit, acompanhada e produzida por Electroni[k], em co-produção com Amiens Métropole le Safran (Festival Digital Safra), o Théâtre de l'Éclat (Festival Noob) e com o apoio da Embaixada da França em Singapura e o Conselho Nacional de Arte de Singapura (Voilah! & Artsin your Neighbourhood), do Tétris (Festival Exhibit) e do Instituto Francês de Tóquio (Festival Digital Choc).
Com informações do CCVM
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.