Praias de São Luís têm maior número de pontos próprios desde maio

Oito trechos da orla têm águas próprias para a recreação; desde maio, número de trechos impróprios para banho supera quantidade de pontos próprios.

Quem frequenta as praias de São Luís se acostumou a ouvir que grande parte ou todos os trechos estão impróprios para banho: desde o início de maio, o número de pontos não recomendados para o lazer supera a quantidade dos que são avaliados como próprios à recreação, sendo que do fim de maio até agosto, todos os 22 pontos monitorados da orla da Grande São Luís estavam impróprios para banho.

Nesta semana, o laudo publicado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) aponta uma situação um pouco melhor: oito pontos estão próprios para banho. É o maior número desde 9 de maio.

Praias de São Luís têm maior número de pontos próprios desde maio
Praia de Ponta d'Areia é uma com águas próprias para banho
Sema

Trechos das praias de Ponta d'Areia, Ponta do Farol e São Marcos, em São Luís; Araçagi, em São José de Ribamar; e Olho-de-Porco, em Raposa; são apontados pelo documento como recomendados à recreação.

O monitoramento foi realizado de 29 de agosto a 26 de setembro - acompanhe a evolução.

Embora a estação chuvosa em São Luís tenha acabado em junho, a Sema justifica o alto número de trechos impróprios para banho como consequência das chuvas, o que "influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares", conforme diz o laudo.

O documento ainda alerta: "na ocorrência de chuvas, recomenda-se evitar a recreação nas 24h que as sucederem".

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário