Sobreposição galáctica

SDSS J115331 e LEDA 2073461 ficam a mais de um bilhão de anos-luz da Terra; apesar de parecerem colidir, na verdade elas não estão interagindo.

Duas galáxias espirais sobrepostas são retratadas nesta imagem do telescópio espacial Hubble: SDSS J115331 e LEDA 2073461 ficam a mais de um bilhão de anos-luz da Terra, e, apesar de parecerem colidir, o alinhamento delas é provavelmente apenas por acaso - as duas não estão realmente interagindo.

Esta imagem é uma das muitas observações do Hubble por meio do projeto Galaxy Zoo, concebido em 2007, que faz, voluntariamente, a classificação de galáxias.

Sobreposição galáctica
Apesar de parecerem estar em colisão, elas não estão realmente interagindo entre si
ESA/Hubble & Nasa, W. Keel

Ao longo do projeto, os voluntários descobriram uma variedade de galáxias estranhas e maravilhosas, como galáxias espirais incomuns de três braços e galáxias em anel em colisão.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo