Telescópio Hubble espia imponente galáxia espiral
NGC 5495 fica a cerca de 300 milhões de anos-luz da Terra, em região explorada por astrônomos que estudam buracos negros supermassivos.
Os imponentes braços espirais da galáxia NGC 5495 são revelados pelo telescópio espacial Hubble nesta imagem. Ela fica a cerca de 300 milhões de anos-luz da Terra - na constelação de Hydra - , e é uma galáxia Seyfert - um tipo de galáxia com uma região central particularmente brilhante. Esses núcleos luminosos - conhecidos pelos astrônomos como núcleos galácticos ativos - são dominados pela luz emitida por poeira e gás caindo em um buraco negro supermassivo.
A imagem foi extraída de uma série de observações capturadas por astrônomos que estudam buracos negros supermassivos à espreita no coração de outras galáxias. Estudar as regiões centrais das galáxias pode ser um desafio: assim como a luz criada pela matéria caindo em buracos negros supermassivos, as áreas de formação de estrelas e a luz das estrelas existentes contribuem para o brilho dos núcleos galácticos. A visão cristalina do Hubble ajudou os astrônomos a desvendar as várias fontes de luz no núcleo de NGC 5495, permitindo que eles pesassem com precisão seu buraco negro supermassivo.

Assim como NGC 5495, dois intrusos estelares são visíveis nesta imagem. Um está fora do centro de NGC 5495, e o outro é muito proeminente ao lado da galáxia. Embora compartilhem a mesma localização no céu, esses objetos estão muito mais próximos de casa do que NGC 5495: são estrelas da nossa Via Láctea. As estrelas brilhantes são cercadas por picos de difração cruzados, artefatos ópticos criados pela estrutura interna do Hubble interagindo com a luz das estrelas.
Com informações da Nasa
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.