Foguete VSB-30 é lançado com sucesso de Alcântara

Próximos passos da Operação Santa Branca envolvem análise dos resultados dos experimentos científicos.

Foi lançado, com sucesso, na tarde desse domingo (23) o foguete VSB-30 a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O veículo levou a bordo o Modelo de Qualificação da Plataforma Suborbital de Microgravidade (MQ-PSM), por meio da Operação Santa Branca. Os próximos passos da operação envolvem a análise dos resultados dos experimentos científicos levados para o ambiente de microgravidade.

Em seu 29º voo, o foguete levou carga útil nacional: um conjunto de instrumentos para a avaliação do desempenho do voo e o experimento 'Forno Multiusuários', desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Foguete VSB-30 é lançado com sucesso de Alcântara
Foguete VSB-30 é lançado com sucesso de Alcântara
Valter Campanato/Agência Brasil (acervo)

O primeiro lançamento do VSB-30 no Brasil ocorreu em 23 de outubro de 2004. O mais recente havia sido em 2016, na Operação Rio Verde. O foguete foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR).

Com informações da AEB

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia nossos outros destaques. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado aqui por meio do Google Notícias, Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.



Siga nas redes sociais

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais