‘123456’ segue sendo a senha mais usada no Brasil

Relatório da NordPass revela piores e mais inseguras senhas usadas em 2022; ‘Brasil’ e ‘123456789’ completam senhas mais usadas pelos brasileiros.

A NordPass divulgou recentemente seu relatório anual sobre senhas mais usadas por internautas em todo o mundo: a lista inclui senhas mais populares no Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e México. Os dados revelam uma percepção sobre a 'maturidade' dos usuários no que se refere à segurança da informação: infelizmente, muitos internautas seguem escolhendo senhas fracas, previsíveis e fáceis de adivinhar para proteger contas de e-mail, redes sociais ou outros serviços on-line.

Assim como em 2021 e nos anos anteriores, "123456" continua sendo a senha mais usada por internautas no Brasil. O relatório com 200 senhas mais comuns no Brasil analisou um banco de dados de 3TB que contém senhas que foram expostas em incidentes de segurança. As informações são compiladas em colaboração com pesquisadores independentes especializados em investigações de incidentes.

‘123456’ segue sendo a senha mais usada no Brasil
‘123456’ segue sendo a senha mais usada no Brasil
Felipe Balduino/Pexels

Em todos os cinco países pesquisados, a senha mais usada se repete: "123456", com algumas variações.

Para a empresa de segurança da informação Eset, os resultados mostram que ainda é fundamental aumentar a conscientização sobre a importância de criar senhas longas, difíceis de prever e únicas para cada conta ou serviço on-line. O uso de um gerenciador de senhas em computadores, tablets ou smartphones, e a ativação da autenticação em duas etapas em todos os serviços on-line são, também, práticas recomendadas pelos especialistas.

Com informações da NordPass e Eset

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia nossos outros destaques. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado aqui por meio do Google Notícias, Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.



Siga nas redes sociais

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais