Halo solar é observado em São Luís

Fenômeno óptico se dá pela refração e reflexão da luz em pequenos cristais de gelo suspensos na troposfera, formando um ‘arco-íris’ ao redor do Sol.

Radar

Moradores de São Luís puderam observar, na tarde desta terça-feira (29), um halo solar, uma espécie de 'arco-íris' em torno no Sol.

O fenômeno óptico se dá por causa da refração e reflexão da luz do Sol em pequenos cristais de gelo suspensos nas nuvens da troposfera, camada mais baixa da atmosfera terrestre.

Halo solar é observado em São Luís
Halo solar é observado em São Luís
Maurício Araya

Ao passar pelos cristais de gelo, a luz se decompõe, formando o 'arco-íris' em torno do Sol. A depender das condições da atmosfera, às vezes é possível observar até um halo duplo, com dois discos ao redor do Sol: um mais forte, e outro mais fraco.

Halo solar é observado em São Luís
Halo solar é observado em São Luís
Maurício Araya

Com o mesmo princípio, p fenômeno também pode ser visto à noite, com o círculo formado ao redor da Lua, e, por isso, é chamado de halo lunar.

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.



Siga nas redes sociais

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais