Laboratório de matemática da UFMA realiza Campeonato ‘Game Math’

Evento reúne competições de xadrez, dama e cubo Cidade Universitária Dom Delgado, nos dias 29 e 30 de novembro.

Com o objetivo de abordar a importância dos jogos no processo e ensino de matemática, o Laboratório de Ensino da Matemática (Lema) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) organiza o Campeonato Game Math, evento que reunirá competições de xadrez, dama e cubo na Praça do Centro de Ciências e Tecnologia (CCET) da Cidade Universitária Dom Delgado, nos dias 29 e 30 de novembro.

A professora do departamento de Matemática Kayla Rocha Braga, uma das organizadoras do Game Math, destaca que o evento visa proporcionar aos jogadores situações que requerem tomadas de decisões, pensamento crítico e que possibilite aprendizagem em situações vistas em problemas matemáticos.

Laboratório de matemática da UFMA realiza Campeonato ‘Game Math’
Laboratório de matemática da UFMA realiza Campeonato ‘Game Math’
Marko Blazevic/Pexels

As inscrições vão até o dia 25, pela internet, que tem como público-alvo alunos, professores, técnicos e profissionais terceirizados da UFMA. Os participantes devem preencher a ficha de inscrição e entregar 1 kg de alimento não perecível no Lema, localizado na sala 202 do bloco 6 do CCET.

Além dos campeonatos, também ocorrerão oficinas nas mesmas modalidades e exposições, no hall do CCET, com explanações sobre a relação da matemática com esses jogos. A exposição de estandes sobre xadrez, dama e cubo rubik ocorre nos dois dias de evento, das 9h às 12h e das 13h às 15h.

A fase de grupos do campeonato ocorre dia 29, e quartas de finais, semifinais e finais, além da premiação do Campeonato de Game Math, no dia 30.

Com informações da UFMA

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia nossos outros destaques. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado aqui por meio do Google Notícias, Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.



Siga nas redes sociais

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais