Missão Artemis I: Orion tira foto da Lua em aproximação

Espaçonave segue em direção à órbita lunar e vai usar a gravidade do satélite natural para economizar combustível na aproximação.

A espaçonave Orion, da missão Artemis I - de retorno da humanidade à Lua -, acionou, nesta segunda-feira (21), seu propulsor principal para dar a volta no satélite natural da Terra, apenas cinco dias após a decolagem do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (Estados Unidos). O Módulo de Serviço Europeu - com duas 'asas solares' de sete metros de comprimento, fornecido pela agência espacial europeia (ESA) - está alimentando a Orion ao redor da Lua, e vice-versa, fornecendo propulsão, controle de temperatura, eletricidade, bem como armazenamento e entrega de suprimentos essenciais, como combustível, água e ar.

A primeira missão Artemis é de teste e não tripulada, fornecendo dados e o ambiente adequado para, nas próximas missões, enviar astronautas com segurança para a Lua. Em 'voo de Cruzeiro', a Orion está a pouco mais de 130 km da superfície lunar, como mostra seu registro feito da Lua.

Missão Artemis I: Orion tira foto da Lua em aproximação
Missão Artemis I: Orion tira foto da Lua em aproximação
Nasa

Agora, a espaçonave segue em direção à órbita lunar e vai usar a gravidade do satélite natural para economizar combustível.

Nave Orion entra na órbita lunar no dia 25 de novembro
Nave Orion entra na órbita lunar no dia 25 de novembro
Nasa

Dentro da cápsula da tripulação, vários experimentos estão sendo feitos, incluindo um manequim, do centro aeroespacial alemão (DLR), que testa um colete de radiação que os astronautas poderão usar para proteção durante tempestades solares nas próximas missões.

A Orion entrará, oficialmente, na órbita lunar em seu 10º dia de voo, ou seja, dia 25 de novembro, quando o módulo dispara seus propulsores para 'frear' a espaçonave. No dia 11 de dezembro, a missão encerra seus trabalhos com um mergulho da Orion no Oceano Pacífico.

Com informações da ESA

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia nossos outros destaques. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado aqui por meio do Google Notícias, Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.



Siga nas redes sociais

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais