Brasil vs. Coreia cria ‘rivalidade’ inusitada no Maranhão
Em Alcântara, brasileiros e coreanos trabalham, juntos, para lançar foguete ainda em dezembro; na Copa do Mundo, seleções se encontram para mata-mata.
Foram definidos os classificados do Grupo G para a próxima fase da Copa do Mundo do Catar: na segunda-feira (5), a Seleção Brasileira encontra a Coreia do Sul, o que cria uma 'rivalidade' inusitada em Alcântara, no interior do Maranhão.
É que coreanos e brasileiros trabalham, juntos, para lançar, ainda em dezembro de 2022, o foguete HANBIT-TLV - com 16,3 metros de altura e pesando 9,2 toneladas -, da empresa sul-coreana Innospace. A campanha está a pleno vapor no Centro Espacial de Alcântara (CEA).

Com o voo suborbital, a missão quer validar o motor do primeiro estágio. Quando estiver qualificado, o foguete será capaz de carregar carga útil de até 50 kg, com motores não tóxicos, nem explosivos - o modelo usa propulsores à base de oxigênio líquido e parafina, com um sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica.

Seja no campo de futebol ou na cooperação tecnológica, a promessa é de show de bola: na fase de mata-mata, quem perder volta para casa - o que aumenta a emoção do encontro no Estádio 974 -; já no campo da tecnologia, o aprendizado é para ambas as equipes - nesse caso, as duas seleções, de grandes técnicos e engenheiros, saem vitoriosas.
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.