Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Missão Artemis I: Orion, Lua e Terra em ‘selfie’

Registro foi feito no 13º dia de voo da missão Artemis I; no momento em que a nave estava em sua distância máxima da Terra, a 432,21 mil km.

Esta é uma vista do módulo de serviço europeu, da agência espacial europeia (ESA), que alimenta a espaçonave Orion, da Nasa - a agência espacial americana -, apontando para o planeta Terra e a Lua, tirada no 13º dia de voo da missão Artemis I.

Na ocasião, a espaçonave estava em sua distância máxima da Terra, a 432,21 mil km do planeta, e a mais de 64 mil km da Lua. Visto da Orion, nosso planeta havia acabado de passar atrás da Lua quando a foto foi tirada, pois a nave estava em órbita lunar.

Missão Artemis I: Orion, Lua e Terra em selfie
Missão Artemis I: Orion, Lua e Terra em ‘selfie’
Nasa

Após seu lançamento, em 16 de novembro, Orion circulou a Lua em sua missão Artemis I, de 25 dias. O retorno ao planeta Terra está previsto para 11 de dezembro.

Assista às imagens ao vivo da espaçonave Orion

A Nasa transmite as imagens feitas ao vivo pelas câmeras da espaçonave Orion, durante a missão Artemis I.

Em alguns momentos, o logotipo da missão ocupa a transmissão se houver perda de sinal ou se a largura de banda for necessária para as atividades da missão.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo