Missão Artemis I: Orion registra ‘Terra Crescente’

Retorno da espaçonave Orion à Terra ocorre neste domingo (11), após 25 dias da missão Artemis I.

A espaçonave Orion registrou, na despedida de seu sobrevoo ao redor da Lua, uma inédita e impressionante visão da 'Terra Crescente'. O registro foi feito no dia 5 de dezembro, 20º dia do voo da missão Artemis I, depois que a espaçonave completou uma queima de 3 minutos e 27 segundos para girar ao redor da Lua e iniciar seu retorno à Terra. A queima alterou a velocidade da espaçonave em cerca de 1,05 mil km/h, e foi a última grande queima do motor da missão Artemis I.

Pouco antes da queima, a Orion fez sua segunda e última aproximação à Lua, a apenas 130 km acima da superfície lunar.

Nave Orion registra inédita e impressionante visão da Terra Crescente
Nave Orion registra inédita e impressionante visão da 'Terra Crescente'
Nasa

No mesmo dia, Orion capturou mais detalhes da Lua e suas crateras.

Retorno da espaçonave Orion à Terra ocorre neste domingo, 11 de dezembro
Retorno da espaçonave Orion à Terra ocorre neste domingo, 11 de dezembro
Nasa

A nave Orion vai mergulhar no Oceano Pacífico neste domingo (11), para completar os 25 dias da missão Artemis I. A amaragem, ou amerissagem, vai ser transmitida, ao vivo, pela Nasa.

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.



Siga nas redes sociais

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais