São Luís: projeto distribui 2,5 mil kits natalinos para crianças

Foram três dias de ações do projeto ‘Bonecos do Natal Maranhense’, que se tornou grande atração do período natalino na Região Metropolitana.

Com mais de 2,5 mil kits natalinos entregues e a realização de oficinas que reuniram centenas de crianças em toda a Região Metropolitana de São Luís, o projeto Bonecos do Natal Maranhense se consolida como uma das atrações de destaque - e já tradicional - do período natalino no Maranhão.

Executado pela Éguas Paper Toy (empresa maranhense de brinquedos de papel), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e tem o patrocínio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e da Equatorial Energia, o projeto realizou, no dia 23, seu último dia de ações na Praça Deodoro, em São Luís, ofertando ao público mais uma oficina de Paper Toys Natalinos, que encantaram não somente as crianças, mas também levaram adultos para se divertir e criar junto aos pequenos.

Projeto marcou presença no Shopping da Criança, estimulando criatividade de pais e filhos
Projeto marcou presença no Shopping da Criança, estimulando criatividade de pais e filhos
Veruska Oliveira (cortesia)

No mesmo dia, os Bonecos do Natal Maranhense também marcaram presença no Shopping da Criança, no Centro Histórico da capital, estimulando momentos de criatividade, educação e coletividade entre pais e filhos.

"Ela gosta muito desse projeto. Ela fica muito feliz em poder montar, colorir. Deixa ela mais criativa. Ela vai montando tudo direitinho e deixa ela muito animada", disse a dona de casa Maria Ferreira, de 42 anos, mãe da pequena Clara Rebeca, de 9 anos, que participa do segundo ano consecutivo do projeto no Shopping da Criança.

O estímulo do projeto para que adultos e crianças possam trabalhar juntos é um dos principais objetivos, relata o estudante de Design, Bruno Amadeu, de 23 anos - um dos oficineiros da ação. "Aqui no Bonecos do Natal Maranhense, eles [crianças e adultos] aprendem a trabalhar juntos. E as crianças gostam muito de brincar juntas, sem nenhum preconceito ou diferenças entre elas. Eu acho isso muito legal, principalmente em ver a criança sendo pura, o que nos faz trabalhar com o coração e se sentir muito emocionado", destaca.

Paper toy estimula imaginação de crianças e adultos, usando material de baixo custo produtivo e reciclável
Paper toy estimula imaginação de crianças e adultos, usando material de baixo custo produtivo e reciclável
Veruska Oliveira (cortesia)

Diretora do Shopping da Criança, Fabíola Farias parabenizou o projeto por mais um ano de parceria. "Essa ação é muito boa para nosso espaço, que recebe várias crianças de todos os bairros de São Luís. Nada melhor do que mostrar pra tantas crianças o valor da nossa cultura maranhense juntamente com o Natal, não é mesmo? Por isso é tão importante poder contar com projetos assim aqui no shopping", ressaltou.

Para João Santos, designer do projeto, o sucesso dos Bonecos do Natal Maranhense é fruto tanto da boa receptividade do público quanto das parcerias com a Equatorial Energia e a Secretaria de Estado da Cultura.

"O apoio que a Equatorial e a Secma fornecem pra gente permite que a sensibilidade seja dada a todos os públicos. Com a gratuidade do projeto, podemos levar oficinas pras escolas públicas e pra outros espaços importantes como o Shopping da Criança. Essa permissividade de trazer a comunidade e permitir que eles acessem o material cultural e educativo se torna uma excelente oportunidade para nós de poder frisar essas etnias que deram origem ao nosso estado e também de poder trazer esse entendimento para ajudar as crianças a não terem preconceito com o seu e com seus próximos aqui no estado", pontua.

Bonecos do Natal Maranhense

Idealizado para dar vida aos personagens que representam as etnias da fundação do Maranhão e clássicos do Natal, o projeto Bonecos do Natal Maranhense conta com duas edições já realizadas, em 2020 e 2021, e já distribuiu mais de 14 mil kits culturais no Maranhão.

Figurinha carimbada na programação natalina do Estado e bastante elogiado por crianças, adultos e turistas, a ação visa alcançar mais de 5 mil pessoas na edição deste ano.

Bonecos do Natal Maranhense é executado pelo Éguas Paper Toy, estúdio criativo maranhenses que, desde 2013, cria brinquedos de papel (paper toy) por meio de projetos lúdicos e contemporâneos, unindo design, arte e cultura maranhense em personagens e cenários capazes de estimular a imaginação de crianças e adultos em histórias incríveis, por meio da utilização de material de baixo custo produtivo e reciclável, como o papel.

Em 2022, as oficinas e distribuição de kits natalinos (com revistas e brinquedos) foram realizadas entre os dias 21, 22 e 23 de dezembro, na Praça Deodoro, em São Luís; assim como em ações na Região Metropolitana, como na escola municipal José Gregório Botão, em São José de Ribamar, e na sede da Equatorial Energia e no Shopping da Criança, ambas na capital maranhense.

Com informações da AP Assessoria

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.



Siga nas redes sociais

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais