Saiba como cuidar dos looks do verão

Especialista explica sobre cuidados para preservar tecidos e estampas coloridas sem perder a qualidade.

A moda verão traz diversas opções de looks para praia, piscina ou até mesmo o dia a dia. Pensando em cores, é possível apostar em uma variedade de tons, por exemplo, amarelo, laranja, pink e o verde. Já se você não for muito fã de cores chamativas, relaxa, é possível utilizar os tons mais terrosos, como o marrom e o nude.

Desta forma, há diversas combinações interessantes para se fazer, por fim e não menos importante, são os cuidados para preservar esses vestuários, além das cores, os tecidos que vão desde o crochê à alfaiataria de tecidos naturais também requerem cuidados.

Para roupas brancas, ideal é deixá-las de molho para ajudar na remoção de sujidades e realçar a cor
Para roupas brancas, ideal é deixá-las de molho para ajudar na remoção de sujidades e realçar a cor
Riccardo/Pexels

O especialista em higienização da Quality Lavanderia, José Previero, explica que uma higienização incorreta pode causar danos as peças, o rompimento das fibras do tecido, alteração de cor e tamanho da peça, são alguns exemplos de problemas.

É o que resulta, por exemplo, nas camisetas e blusinhas mais largas, desalinhando o modelo, ou com colorações modificadas após uma lavagem doméstica inadequada. Um fator importante é alinhar o processo de higienização seguindo as orientações das etiquetas das roupas, algo que as pessoas ignoram. E utilizar produtos certos também faz toda diferença, uma vez que cada tecido exige uma técnica diferente para limpeza, garantindo assim uma maior durabilidade

Com roupas brancas, o ideal é deixá-las de molho para ajudar na remoção de sujidades e realçar a cor. Já para roupas mais escuras, deixar de molho não é uma boa ideia, uma vez que, peças com tons mais escuros tendem a desbotar mais facilmente.

"Na hora de lavar, não misture as peças. Lave as brancas com peças brancas, coloridas com coloridas e escuras com escuras. Isso impede que haja transferência de cor de uma roupa para outra", afirma Previero.

Por fim, para as peças que soltam tintas em contato com a água, o ideal é lavá-las separado e não deixar de molho.

Com informações da Quality Lavanderia/Press à Porter

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.



Siga nas redes sociais

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais