São José de Ribamar Jazz e Blues Festival agita fim de semana

Artistas consagrados, talentos nacionais e locais se reúnem em programação gratuita, na cidade balneária.

Neste sábado e domingo, 17 e 18 de dezembro, ocorre a sexta edição do São José de Ribamar Jazz e Blues Festival, com programação totalmente gratuita, na Concha Acústica da Praça da Matriz, da cidade balneária. Shows, feira, oficinas e jam sessions fazem a mistura de estilos e tendências, num painel com artistas consagrados, talentos nacionais e locais.

No sábado, os shows começam às 20h com Victor Bertrami e Trio (RJ), seguido do duo Salomão Soares e Vanessa Moreno (SP), e de Camila Boueri e Quarteto (MA). No domingo, a programação tem início um pouco mais cedo, às 19h, tendo ao palco Carol Panesi e Trio (RJ), Dicy (MA) e Flávio Venturini (MG). Nas duas noites do São José de Ribamar Jazz e Blues Festival ocorrem as jam sessions, às 23h, com o Forró Jazz, liderado pelo instrumentista maranhense Andrezinho.

São José de Ribamar Jazz e Blues Festival agita fim de semana
São José de Ribamar Jazz e Blues Festival agita fim de semana
Adonay Pereira, Dani Gurgel, Uly Nogueira, Laila Razzo e divulgação

No São José de Ribamar Jazz e Blues Festival, também ocorre a Feirinha Itinerante Delas, que destaca o empreendedorismo feminino: a exposição ocorre na Praça Matriz, e conta com oferta de diversos produtos como artesanato, gastronomia, moda adulto e infantil, semijoias e plantas.

A sexta edição do São José de Ribamar Jazz e Blues Festival é uma realização da Tutuca Viana Produções, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Governo do Maranhão e lojas Cantinho Doce, com apoio da Prefeitura de São José de Ribamar.

Atrações

A abertura do festival, no sábado (17), fica por conta do Victor Bertrami e Trio com repertório marcado pelo samba jazz, fusion, MPB e jazz sob a herança musical de um dos principais compositores do lendário grupo Azymuth, o tecladista José Roberto Bertrami, pai de Victor, falecido há dez anos. Os instrumentistas Dudu Viana (teclados) e Rogério dy Castro (contrabaixo) formam o Trio.

A noite segue com o mais expressivo dueto de jazz brasileiro da atualidade, Salomão Soares e Vanessa Moreno, que está de volta ao Maranhão. O repertório traz o frescor do segundo disco deles, Yatra-Tá, alicerçado nas raízes brasileiras tendo a liberdade criativa como elemento fundamental na construção dos arranjos e na execução que revelam toda a afinidade musical apurada entre Salomão e Vanessa.

Depois, o show intitulado Blues'n roll 2 de Camila Boueri apresenta só clássicos do blues-rock e rock and roll como Led Zeppelin, ZZ Top e Aretha Franklin, acompanhada da guitarra de Ruan Cruz, contrabaixo de Rafa Bass e Marcelo Baldez na bateria. As cantoras Tássia Campos e Milla Camões fazem participações especiais.

Já na segunda noite do São José de Ribamar Jazz e Blues Festival, o show Natureza é Casa, com a multi-instrumentista carioca Carol Panesi, acompanhada de Fábio Leal (guitarra) e Cléber Almeida (bateria), deve encantar todos os presentes. Ao violino e piano, Carol proporciona um show com muitas nuances e cores, entrelaçando performance, poesia, improvisos e temas que trazem a sonoridade da floresta, assim como uma temática decolonial.

Depois será a vez do Tambor e Jazz... Ciclos terra, mato, galho e flor... Dicy traz em seu novo show Oferenda todo o encantamento de sua musicalidade afro- indígena brasileira, tecendo de forma híbrida a sonoridade presente na cultura popular maranhense.

E no encerramento do São José de Ribamar Jazz e Blues Festival, um dos nomes fundamentais do movimento mineiro Clube da Esquina na música brasileira, Flávio Venturini. E com Paisagens Sonoras, ele virá ao Maranhão participar do festival, tendo na bagagem seu talento excepcional apresentando grandes sucessos de sua carreira, além de músicas inéditas que foram gravadas neste novo álbum que dá título ao show.

Programação completa

Sábado - 17 de dezembro

  • 20h - Victor Bertrami e Trio (RJ);
  • 21h30 - Duo Salomão Soares e Vanessa Moreno (SP);
  • 23h - Camila Boueri e Quarteto (MA);
  • 0h30 - Jam session: Forró Jazz.

Domingo - 18 de dezembro

  • 19h - Carol Panesi e Trio (RJ);
  • 20h30 - Dicy (MA);
  • 21h30 - Flávio Venturini (MG);
  • 23h - Jam session: Forró Jazz.

Oficinas

No circuito de oficinas, a primeira será realizada no Liceu Ribamarense I, nesta quinta-feira (15), às 9h, ofertada aos alunos do 9º ano do ensino médio, onde o músico, professor, pesquisador, licenciado em música e mestre em artes Rogério Leitão vai discorrer sobre a rítmica maranhense na oficina Bumba-boi do Maranhão, uma abordagem etnomusicológica.

E aos alunos masters, nesta edição, a pedido da comunidade musical, o São José de Ribamar Jazz e Blues Festival traz o pianista Salomão Soares. Paraibano, radicado em São Paulo, Salomão Soares é vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2017, finalista do Piano Competition no Festival de Montreux 2017 - Suíça e vencedor do Prêmio Novos Talentos do Festival Savassi 2018, em Belo Horizonte (MG). Participou de diversos festivais e turnês pelo mundo, como recentemente na Espanha e Portugal, ao lado da cantora e compositora Vanessa Moreno, no Uruguai e pelo Brasil todo, como no Sesc Jazz, um dos mais renomados festivais de jazz da América Latina, com seu trio e também como convidado especial de Hermeto Pascoal. Salomão Soares vem se destacando como uma das grandes revelações da nova geração de instrumentistas brasileiros. O pianista vai ministrar a oficina Piano Brasileiro, que será realizada na Escola de Música do Estado do Maranhão (Emem), no dia 17 de dezembro. As inscrições podem podem ser feitas pela internet.

Expresso do jazz

Nesta edição, o público contará ainda com o serviço Expresso do jazz, embarque de forma segura e econômica para desfrutar com liberdade todas as emoções do festival em São José de Ribamar. Basta escolher seu itinerário, ida e volta. A reserva e mais informações podem ser feitas por meio do WhatsApp: (98) 99236-4545.

Com informações da assessoria/VS Comunicação

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.



Siga nas redes sociais

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais