Cine Desterro: infância e juventude na tela de cinema

Mostra nacional de cinema infanto-juvenil foi criada para crianças e adolescentes moradoras de bairros vizinhos ao Centro de São Luís.

O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) exibe nesta quarta-feira (18), às 19h, o Cine Desterro, uma mostra nacional de cinema infanto-juvenil criada para crianças e adolescentes moradoras de bairros vizinhos ao Centro de São Luís, como Desterro, Madre Deus, Lira, Belira, Anjo da Guarda, entre outros. A programação é totalmente gratuita - veja a agenda completa de eventos.

Idealizada pelo produtor audiovisual e cultural Gabriel Marques e pelo publicitário Maikel Mondego, a mostra exibirá produções nacionais que apresentam a infância e a juventude brasileira em diferentes contextos - como vida de crianças pretas na periferia, intolerância religiosa, realidade de comunidades ribeirinhas e adoção.

Cine Desterro: infância e juventude na tela de cinema
Cine Desterro: infância e juventude na tela de cinema
CCVM (cortesia)

Serão exibidos curtas-metragens de quatro regiões do Brasil, entre eles o maranhense Ciclos da Tarde, da diretora Jessica Lauane, que apresenta a rotina de amigos do bairro de Fátima, em São Luís, que se juntam para jogar futebol de travinha e são surpreendidos por traumas passados de geração em geração. Além do curta maranhense, mais 6 produções completam a programação: O Órfão, de Carolina Markowicz (Rio de Janeiro, 2018); Raone, de Camila Santana (São Paulo, 2021); Nova Iorque, de Leo Tabosa (Pernambuco, 2018); Eu Sou o Super-Homem, de Rodrigo Batista (São Paulo, 2018); Jamary, de Begê Muniz (Amazonas, 2021); e O Véu de Amani, de Renata Diniz (Distrito Federal, 2019).

A mostra é um dos projetos aprovados no edital Ocupa CCVM Audiovisual, que beneficiou 18 propostas que que pensam, experimentam e tencionam a imagem e o som em sua amplitude de criação.

O CCVM está localizado à rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

Com informações do CCVM

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.



Siga nas redes sociais

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais