Hábitos mais sustentáveis para colocar em prática em 2023

Diminuir o consumo, buscar por organizações e projetos sustentáveis são algumas das ações recomendadas pela associação de reciclagem Abree.

No início do ano, as pessoas costumam traçar metas para atingir os principais objetivos que foram definidos. O estudo Vida Saudável e Sustentável 2022: Um estudo global de percepções do consumidor, produzido pelo Instituto Akatu - realizado em 31 países e que contou com a participação de mil brasileiros -, aponta que 84% dos entrevistados querem diminuir seu impacto sobre o planeta. Diante disso, hábitos mais sustentáveis poderão entrar na lista de metas deste ano.

"Promover ações mais sustentáveis na sociedade é papel de todo cidadão e é essencial para produzir um impacto positivo sobre a saúde humana e no meio ambiente. Na mudança de pequenos hábitos é possível cultivar uma cultura de consumo responsável. Algo que pode ajudar diretamente neste processo é refletir sobre os 5 Rs da sustentabilidade, que faz o convite para população repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar", explica Sergio de Carvalho Mauricio, presidente executivo da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree).

Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar são 5 Rs da sustentabilidade
Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar são 5 Rs da sustentabilidade
Lara Jameson/Pexels

Apesar de o levantamento trazer dados otimistas, expôs também pontos de atenção, quanto a conversão do desejo de ser mais sustentável e a prática de ações que promovam isso no dia a dia. Segundo a pesquisa, apenas 25% dos entrevistados realizaram alguma mudança relacionada ao seu estilo de vida para diminuir o impacto ao meio ambiente ou até mesmo os 26% que acreditam não poder fazer muito para ajudar. Isto significa, que a sociedade ainda não tem clara a relevância da sua colaboração e que novos hábitos podem e fazem toda a diferença.

Conheça, abaixo, algumas dicas que podem ser aplicadas no cotidiano e colaboram para que o consumidor conquiste hábitos mais sustentáveis em 2023.

Diminua o consumo

Uma forma de diminuir o impacto ao meio ambiente é consumir menos, seja na compra de roupas, acessórios, produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos ou no consumo de água e energia. Repensar a necessidade antes de consumir é o primeiro passo para reduzir o impacto ambiental;

Reutilize

Prefira produtos e embalagens reutilizáveis em vez das descartáveis. Grande parte do lixo encontrado nos oceanos é composto por plásticos descartados de forma inadequada. Use sua própria sacola para fazer compras e tente evitar o consumo de produtos com embalagens descartáveis.

Separe seu lixo reciclável do orgânico

Reduzir a produção de lixo e resíduos é fundamental. Entretanto sabemos que é impossível eliminar totalmente essa produção, portanto separe todo material que pode ser reciclado. Além de contribuir para a redução da poluição ambiental, você contribuirá para a utilização de matéria prima reciclada, o que poupa o consumo de recursos naturais.

Evite o desperdício de energia elétrica

Além de apagar as luzes sempre que possível e evitar manter equipamentos ligados, busque adquirir equipamentos que tenham menor consumo de energia elétrica. Procure sempre o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) nos eletroeletrônicos e pesquise os produtos de maior eficiência energética. Além de reduzir as despesas da casa, essa atitude contribui para a preservação ambiental.

Busque organizações e projetos sustentáveis

Colaborar com a missão de organizações que levam a sério a sustentabilidade, é um aspecto fundamental. Uma vez que, em suas atuações já buscam gerar um menos impacto ao meio ambiente e consequentemente ao escolher essas marcas e projetos, o consumidor contribui para o movimento;

Pesquise antes de comprar

Busque produtos de empresas que possuem práticas sustentáveis e evite aquelas que não mostram comprometimento com o meio ambiente e com a sociedade. Inovação tecnológica, boas práticas na gestão de colaboradores e atitudes éticas devem fazer parte do dia a dia das empresas que colaboram para um mundo melhor.

Faça a destinação correta de equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia da sociedade e colabora em diversos aspectos, mas sempre existe uma forma de fazer o melhor uso dos recursos. Para os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos consumir o necessário e realizar descarte correto é o melhor caminho no fim de vida útil deles. Pela internet mesmo, dá para encontrar ponto de recebimento mais próximo.

Com informações da Abree/Sing Comunicação

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.



Siga nas redes sociais

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais