Nevoeiro desvia e atrasa voos no aeroporto de São Luís
Voo de Recife foi desviado para Teresina; avião vindo de Fortaleza sobrevoou Baía do Arraial em círculos, tentou pouso, arremeteu e voltou para o CE.
O nevoeiro que se formou em São Luís na madrugada desta sexta-feira (20) desviou e provocou atrasos em voos no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado - acompanhe as condições do tempo no Radar.
Ainda no início da madrugada, um jato modelo A320neo da companhia aérea Azul, vindo de Recife e programado para chegar à capital maranhense às 0h30, foi desviado para Teresina. Perto das 2h - auge do fenômeno -, um A321 da Latam, vindo de Fortaleza, ficou por cerca de meia hora voando em círculo a 4 mil pés de altitude sobre a Baía do Arraial, aguardando a melhoria das condições e autorização da torre; em seguida, tentou o pouso, mas precisou arremeter. Sem visibilidade segura para o pouso, o voo seguiu de volta para o Ceará. Já às 3h30, com a dissipação da cerração, um jato 737 da GOL Linhas Aéreas, vindo de Guarulhos (SP), não teve dificuldade em efetuar o pouso.
Pelo menos cinco partidas - sendo três da companhia aérea Azul e outras duas da Latam - foram canceladas: Imperatriz (MA), Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo e Recife.

Os dados foram obtidos pelo Blog do Maurício Araya no Flightradar24, sistema de acompanha dados de aviões em tempo real, já que o painel de voos da CCR Aeroportos, concessionária que administra o aeroporto de São Luís, tem "indisponibilidade temporária", como esclarece uma nota em seu portal.
"Dia histórico"
Pelas redes sociais, usuários registraram o fenômeno meteorológico em diversos bairros da capital maranhense e Região Metropolitana de São Luís. Muitos se disseram "chocados" com o fenômeno. Na madrugada, os termômetros marcavam 24°C, com sensação térmica de 26°C. A combinação de 'neblina' e 'frio' - para os padrões da cidade - fez com que alguns moradores classificassem a situação como um "dia histórico".
Olha como tá a visibilidade na entrada de São Luís com essa neblina pic.twitter.com/Zs1qJEQvuQ
— Fred (@fredilson_lima) 20 de janeiro de 2023
Gente o que aconteceu pra São Luís ta com essa neblina toda? 😮 pic.twitter.com/LkXCRzvcnR
— Froz (@matheusfroz__) 20 de janeiro de 2023
Simplesmente São Luís com uma neblina absurda😰 pic.twitter.com/ApI13EjSRY
— E n n o s (@ennossss) 20 de janeiro de 2023
Nevoeiro ou cerração é a formação de nuvem próximo ao solo - pela combinação de calor, umidade e vento - que reduz a visibilidade a menos de 1 km. Com visibilidade superior a 1 km, ocorre neblina ou névoa.
Reportagem atualizada às 10h15
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.