Nevoeiro desvia e atrasa voos no aeroporto de São Luís

Voo de Recife foi desviado para Teresina; avião vindo de Fortaleza sobrevoou Baía do Arraial em círculos, tentou pouso, arremeteu e voltou para o CE.

Radar

O nevoeiro que se formou em São Luís na madrugada desta sexta-feira (20) desviou e provocou atrasos em voos no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado - acompanhe as condições do tempo no Radar.

Ainda no início da madrugada, um jato modelo A320neo da companhia aérea Azul, vindo de Recife e programado para chegar à capital maranhense às 0h30, foi desviado para Teresina. Perto das 2h - auge do fenômeno -, um A321 da Latam, vindo de Fortaleza, ficou por cerca de meia hora voando em círculo a 4 mil pés de altitude sobre a Baía do Arraial, aguardando a melhoria das condições e autorização da torre; em seguida, tentou o pouso, mas precisou arremeter. Sem visibilidade segura para o pouso, o voo seguiu de volta para o Ceará. Já às 3h30, com a dissipação da cerração, um jato 737 da GOL Linhas Aéreas, vindo de Guarulhos (SP), não teve dificuldade em efetuar o pouso.

Pelo menos cinco partidas - sendo três da companhia aérea Azul e outras duas da Latam - foram canceladas: Imperatriz (MA), Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo e Recife.

Nevoeiro limitou visibilidade no bairro do São Francisco, em São Luís
Nevoeiro limitou visibilidade no bairro do São Francisco, em São Luís
Clima Ao Vivo (reprodução)

Os dados foram obtidos pelo Blog do Maurício Araya no Flightradar24, sistema de acompanha dados de aviões em tempo real, já que o painel de voos da CCR Aeroportos, concessionária que administra o aeroporto de São Luís, tem "indisponibilidade temporária", como esclarece uma nota em seu portal.

"Dia histórico"

Pelas redes sociais, usuários registraram o fenômeno meteorológico em diversos bairros da capital maranhense e Região Metropolitana de São Luís. Muitos se disseram "chocados" com o fenômeno. Na madrugada, os termômetros marcavam 24°C, com sensação térmica de 26°C. A combinação de 'neblina' e 'frio' - para os padrões da cidade - fez com que alguns moradores classificassem a situação como um "dia histórico".

Nevoeiro ou cerração é a formação de nuvem próximo ao solo - pela combinação de calor, umidade e vento - que reduz a visibilidade a menos de 1 km. Com visibilidade superior a 1 km, ocorre neblina ou névoa.

Reportagem atualizada às 10h15

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Twitter, Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram, LinkedIn e YouTube.



Siga nas redes sociais

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais