Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Nova parabólica digital é tema de curso grátis para antenistas

Instaladores ganham mercado para atender a cerca de 15 milhões de residências no país, que mudarão de equipamento com a chegada do 5G.

Cerca de 15 milhões de residências brasileiras que acessam a TV aberta por meio de antenas parabólicas, terão que trocar suas antenas por uma nova parabólica digital com a chegada do 5G, a quinta geração de banda larga. Essa troca, feita por profissionais especializados, exige determinados conhecimentos que foram reunidos no curso Antenista, oferecido gratuitamente pela Fundação Roberto Marinho e parceiros.

O curso conta com cinco módulos e pode ser concluído em cerca de 2h. Montagem, equipamentos e ferramentas, instalação e os respectivos cuidados para garantir um serviço de qualidade e seguro, e também detalhes do Leilão do 5G (realizado em 2021 e que definiu a implementação da tecnologia em todas as capitais do Brasil até julho de 2022) estão entre os conteúdos dos vídeos disponibilizados aos instaladores profissionais.

Nova parabólica digital é tema de curso grátis para antenistas
Nova parabólica digital é tema de curso grátis para antenistas
Lutfi Elyas/Pexels

À medida em que a nova tecnologia for sendo expandida no Brasil pelo governo, a troca gratuita da antena a beneficiários de programas sociais do governo será garantida pela empresa Siga Antenado, conforme as políticas públicas envolvidas na migração e que garantem esse direito à população.

A troca vai oferecer aos usuários uma maior velocidade na comunicação entre equipamentos eletrônicos, permitindo downloads e transmissões por streaming com recepção até 100 vezes mais rápida que a habitual. Além disso, a nova parabólica digital garante melhor som, melhor imagem, melhor acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva e visual e uma transmissão livre de interferências.

Com informações da Fundação Roberto Marinho/Approach

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo