Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Crioula Festival oferta oficinas de canto e percussão a estudantes

Programação do festival tem início nesta quinta-feira (9), na Casa Barrica, em São Luís; oficinas de percussão, canto e dança fazem o ‘esquenta’.

A abertura do Crioula Festival ocorre nesta quinta-feira (9), com um cortejo de grupos de crioula da rua de São Pantaleão até a Casa Barrica (Madre Deus), em São Luís, onde ocorrem shows de Betto Pereira, Bicho Terra e muito mais, gratuitos - veja a programação completa do Crioula Festival. Mas antes disso, a festa de música e tambor já aquece na terça-feira (7), às 9h, quando são ofertadas oficinas de percussão, canto e dança, na Unidade de Ensino Henrique de La Roque, no bairro da Vila Embratel.

Essa é uma forma de contribuir para a salvaguarda do tambor de crioula e difundir essa importante manifestação cultural entre os jovens. Os ministrantes César Nascimento, Betto Pereira e Carlos Pial são nomes consagrados na música do Maranhão, assim como, as agentes culturais e coreiras Nadir Olga (do Tambor de Apolônio) e Carla Coreira (Capelinha de São Benedito), legítimas representantes da arte do tambor de crioula, em canto, toque e dança.

Nadir Olga, do Tambor de Apolônio, e outros representantes da cultura popular do Maranhão ministram oficinas a estudantes
Nadir Olga, do Tambor de Apolônio, e outros representantes da cultura popular do Maranhão ministram oficinas a estudantes
Divulgação

A atividade proporciona uma troca e ampliação de conhecimentos aos estudantes de uma maneira descontraída e divertida, fortalecendo a identidade cultural do Maranhão, em torno dessa manifestação, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira desde 2007.

Tudo isso é o que estimula e impulsiona a primeira edição do Crioula Festival: uma mistura perfeita de música, tambor e alegria. O projeto tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Interart Produção Criativa, Ministério da Cultura/Governo Federal.

Com informações da assessoria

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo