Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Praias de São Luís contam com apenas um trecho próprio

Outros 21, dos 22 monitorados pela Sema, estão impróprios para banho esta semana; coleta mais recente foi feita em 31 de janeiro.

Apenas um dos 22 trechos monitorados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) está próprio para banho esta semana: praia do Mangue Seco, na cidade de Raposa - Região Metropolitana de São Luís.

Até a coleta mais recente, feita em 31 de janeiro, os outros 21 pontos monitorados não apresentaram condições satisfatórias de balneabilidade.

Acompanhe, no gráfico, a evolução das condições de banho das praias de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa nas últimas semanas - no Radar, você acompanha os dados desde 2020.

Trecho da praia do Mangue Seco, em Raposa
Trecho da praia do Mangue Seco em Raposa é único próprio para banho esta semana
Sema (acervo)

Sobre as condições impróprias para banho das praias de São Luís, a Sema, por meio de seus laudos, esclarece sempre que "a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares", e recomenda que, na ocorrência de chuvas, deve-se "evitar a recreação nas 24h que as sucederem".

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo