5 dicas para cuidar de roupas de academia

Para aqueles que têm costume de lavar a própria roupa, processo de lavagem de roupas esportivas requer atenção.

As roupas de academia, por serem produzidas a partir de fibras sintéticas, como poliéster, poliamida ou elastano, precisam de um tratamento especial na hora de lavar. Essas peças foram feitas para serem resistentes e arejadas, trazendo conforto na hora de vestir.

Para aqueles que têm o costume de lavar a própria roupa, o processo de lavagem requer atenção. As instruções na etiqueta das peças devem ser seguidas à risca para manter a durabilidade das peças.

5 dicas para cuidar de roupas de academia
5 dicas para cuidar de roupas de academia
Julia Larson/Pexels

"É importante verificar essas instruções, pois os tecidos têm exigências diferentes para limpeza. A etiqueta ajuda a evitar um procedimento inadequado e acabar desgastando a peça. Por serem roupas delicadas, o ideal é que esse tipo de peça seja levada para as lavanderias profissionais para garantir a limpeza correta das roupas", comenta o especialista em higienização da Quality Lavanderia, José Previero.

Veja cinco dicas na hora de cuidar das roupas esportivas:

  • Antes de colocar as peças no cesto roupa suja, é ideal deixá-la pendurada para secar. Isso porque o amontado de roupas, com a peça molhada, facilita a proliferação de bactérias. Isso também vale para quem guarda a roupa na mochila até voltar para casa. Neste caso, a solução é utilizar sacos plásticos;
  • Na hora de lavar, não misture as cores claras com escuras; lave-as separadas, assim, evita-se a transferência de tom ou que a roupa fique desbotada;
  • Na máquina, insira as roupas dentro dos sacos de proteção, desta forma evita que o tecido se danifique no processo e impede as famosas bolinhas. Para o processo de lavagem, selecione clico leve/delicado e, em casos de manchas, deixe a peça de molho para facilitar a remoção e não use alvejantes, pois eles podem danificar o tecido;
  • Opte por sabão neutro, pois os produtos com perfume interferem na respirabilidade do tecido;
  • A utilização do amaciante não é necessária pois, por serem de poliéster ou poliamida, por exemplo, esses materiais precisam absorver o suor e depois expelir e o amaciante, por sua vez, acaba bloqueando essa função nos tecidos.

"Com esses simples cuidados é possível manter a qualidade das roupas, deixando adequadas para os treinos por muito mais tempo. Além disso, em lavanderias, o atendimento pode auxiliar a realizar a higienização da maneira mais adequada", conclui Previero.

Com informações da Quality Lavanderia/Press à Porter

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário