Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Brasil e Angola negociam parceria para rotas de afroturismo

Projeto tem metas a serem cumpridas até 2027, como criação dos roteiros turísticos, pesquisa, programa de ensino, documentário e plataforma digital.

Um projeto que aproxima o Brasil de Angola e tem entre seus produtos finais a criação de roteiros de afroturismo nas cidades Mbanza Kongo e Rio de Janeiro, receberá formalmente apoio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Diáspora Africana no Brasil - Do Kongo ao Valongo foi concebido em parceria entre a Infotur, agência de promoção do turismo internacional da Angola, e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou de reunião nessa terça-feira (14) com Afonso Vita, presidente da Infotur, e o professor da Unirio, Jair Miranda. "O afroturismo é um segmento do turismo que está entre as prioridades da Embratur e promovê-lo vai nos ajudar a construir o Brasil que queremos, estimulando o resgate de nossa história e na valorização da riqueza e da diversidade cultural de raiz africana em nosso país, mas também fortalecendo o afroempreendedorismo, gerando emprego e renda", destacou Freixo.

Estamos criando uma coordenação de afroturismo porque entendemos o potencial que o nosso país tem, e esse projeto Do Kongo ao Valongo está em sintonia com os nossos objetivos a curto, médio e longo prazo

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

O projeto tem metas para serem cumpridas até o ano de 2027 para além da criação dos roteiros turísticos, que envolvem pesquisa, elaboração de programa de ensino, produção de documentário e lançamento de uma plataforma digital.

Um dos objetos do projeto é a criação de roteiros de afroturismo nas cidades Mbanza Kongo e Rio de Janeiro
Um dos objetos do projeto é a criação de roteiros de afroturismo nas cidades Mbanza Kongo e Rio de Janeiro
Michelle Guimarães/Pexels

Na reunião, Freixo e Vita também acordaram pela formação de um grupo de trabalho para a elaboração de um termo de cooperação técnica entre as agências.

Com informações da Embratur

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo