Brasil e Angola negociam parceria para rotas de afroturismo
Projeto tem metas a serem cumpridas até 2027, como criação dos roteiros turísticos, pesquisa, programa de ensino, documentário e plataforma digital.
Um projeto que aproxima o Brasil de Angola e tem entre seus produtos finais a criação de roteiros de afroturismo nas cidades Mbanza Kongo e Rio de Janeiro, receberá formalmente apoio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Diáspora Africana no Brasil - Do Kongo ao Valongo foi concebido em parceria entre a Infotur, agência de promoção do turismo internacional da Angola, e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou de reunião nessa terça-feira (14) com Afonso Vita, presidente da Infotur, e o professor da Unirio, Jair Miranda. "O afroturismo é um segmento do turismo que está entre as prioridades da Embratur e promovê-lo vai nos ajudar a construir o Brasil que queremos, estimulando o resgate de nossa história e na valorização da riqueza e da diversidade cultural de raiz africana em nosso país, mas também fortalecendo o afroempreendedorismo, gerando emprego e renda", destacou Freixo.
Estamos criando uma coordenação de afroturismo porque entendemos o potencial que o nosso país tem, e esse projeto Do Kongo ao Valongo está em sintonia com os nossos objetivos a curto, médio e longo prazo
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
O projeto tem metas para serem cumpridas até o ano de 2027 para além da criação dos roteiros turísticos, que envolvem pesquisa, elaboração de programa de ensino, produção de documentário e lançamento de uma plataforma digital.

Na reunião, Freixo e Vita também acordaram pela formação de um grupo de trabalho para a elaboração de um termo de cooperação técnica entre as agências.
Com informações da Embratur
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.