Coletivo Sapaleiras apresenta ‘Pandeirada Encantada’

Com influências percussivas do Norte e do Nordeste, grupo se apresenta no Pátio Aberto do Centro Cultural Vale Maranhão, nesta quinta-feira (30).

Pandeirada Encantada é o atual projeto musical do Coletivo Sapaleiras, fundado em 2019 e composto por mulheres artistas da cultura popular que se encontram em São Luís do Maranhão. Elas são a atração desta quinta-feira (30), às 19h, no Pátio Aberto do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM). O show é gratuito - veja a agenda completa de eventos em São Luís.

O projeto nasceu da união de pesquisas que envolvem desdobramentos da musicalidade de origem afro-indígena na cultura popular das regiões Norte e Nordeste, como o coco de roda, a dança do coco, o samba de roda, ladainhas e corridos da capoeira, ijexá, ciranda, entre outros.

Coletivo Sapaleiras apresenta ‘Pandeirada Encantada’
Coletivo Sapaleiras apresenta Pandeirada Encantada
Dani Lopes (cortesia)

O coletivo se aprofunda nas diversas possibilidades rítmicas dos instrumentos percussivos, com foco no pandeiro de coco, presente em muitas manifestações da cultura popular.

Coletivo Sapaleiras foi criado para fortalecer e difundir o artivismo de mulheres na música popular regional, contar a história de suas raízes ancestrais, falar do cotidiano de seu povo, as encantarias e as belezas naturais de suas terras de origem por meio dos cantos e toques tradicionais.

O CCVM fica localizado na rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

CCVM

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.



Conecte-se ao Blog do Maurício Araya

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário