Coletivo Sapaleiras apresenta ‘Pandeirada Encantada’

Com influências percussivas do Norte e do Nordeste, grupo se apresenta no Pátio Aberto do Centro Cultural Vale Maranhão, nesta quinta-feira (30).

Pandeirada Encantada é o atual projeto musical do Coletivo Sapaleiras, fundado em 2019 e composto por mulheres artistas da cultura popular que se encontram em São Luís do Maranhão. Elas são a atração desta quinta-feira (30), às 19h, no Pátio Aberto do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM). O show é gratuito - veja a agenda completa de eventos em São Luís.

O projeto nasceu da união de pesquisas que envolvem desdobramentos da musicalidade de origem afro-indígena na cultura popular das regiões Norte e Nordeste, como o coco de roda, a dança do coco, o samba de roda, ladainhas e corridos da capoeira, ijexá, ciranda, entre outros.

Coletivo Sapaleiras apresenta ‘Pandeirada Encantada’
Coletivo Sapaleiras apresenta Pandeirada Encantada
Dani Lopes (cortesia)

O coletivo se aprofunda nas diversas possibilidades rítmicas dos instrumentos percussivos, com foco no pandeiro de coco, presente em muitas manifestações da cultura popular.

Coletivo Sapaleiras foi criado para fortalecer e difundir o artivismo de mulheres na música popular regional, contar a história de suas raízes ancestrais, falar do cotidiano de seu povo, as encantarias e as belezas naturais de suas terras de origem por meio dos cantos e toques tradicionais.

O CCVM fica localizado na rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

CCVM

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo