Episódio final de ‘Passaporte Feminino’ mostra laços de Brasil e Portugal

Rosa Brito e Rita Cardona, mulheres com a mesma nacionalidade, mas com perspectivas diferentes, encontraram no Brasil um recomeço.

Passaporte Feminino, série documental do Lifetime, chega ao fim de sua primeira temporada nesta segunda-feira (3), às 21h15. A produção apresenta mulheres imigrantes, vindas de países e culturas diferentes, com seus desafios, experiências diárias, relatos de vida e os obstáculos cotidianos.

Coproduzida pelo Lifetime e a Be.Content, tem direção e apresentação de Carol Massière, e foi filmada na cidade de São Paulo, onde todas as personagens vivem. O episódio final destaca as trajetórias de duas portuguesas: Rosa Brito e Rita Cardona, que encontraram no Brasil muito mais do que um novo lar.

Episódio final de Passaporte Feminino mostra laços de Brasil e Portugal
Episódio final de Passaporte Feminino mostra laços de Brasil e Portugal
Iara Mora (cortesia)

Na primeira temporada, as convidadas compartilham suas experiências diárias, além de relatos impactantes de quem deixou seu país de origem (Angola, China, Irã, Portugal e Bolívia) - por motivos diversos - para viver uma vida nova em uma grande metrópole como São Paulo.

Ainda que tenham saído da terra natal, todas preservam muito de sua cultura e se orgulham em compartilhar suas histórias. Em Passaporte Feminino, elas falam também sobre as diferenças culturais e o que aprenderam no Brasil.

No episódio que encerra a temporada, Portuguesas, Carol Massière encontra a ponte que une Portugal e o Brasil pelo olhar de Rosa Brito, de 69 anos. Ela nasceu em Gilmonde, uma vila em Portugal, onde trabalhava com os pais e seis irmãos na lavoura desde pequena. Rosa superou muitos desafios e veio para o Brasil, onde abriu seu próprio restaurante, Academia da Gula, em que compartilha a culinária e a cultura portuguesa com os brasileiros há 34 anos.

E também de Rita Cardona, de 36 anos, que nasceu em Viana do Castelo, estudou medicina na cidade do Porto, e veio para o Brasil se especializar. Além de se encontrar profissionalmente, com o sonho de se dedicar à saúde pública, Rita conheceu aqui Andreia, sua esposa atualmente, e escolheu largar a vida em Portugal e ficar no país.

Lifetime/Press Services

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.



Conecte-se ao Blog do Maurício Araya

Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Deixe seu comentário