Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Há frequência ideal para lavar roupas de cama, banho e travesseiros?

Especialista têxtil Marinês Cassiano, da 5àsec, explica tempo de utilização e motivos para lavagem de cada item.

Para manter a casa sempre limpa e organizada, os itens de cama, mesa e banho são uma parte especial para dar aspecto de limpeza no dia a dia. Por conta disso, muita gente se pergunta quais são os cuidados e com qual frequência deve ser feita a limpeza das peças.

Podendo ter materiais e tecidos diferentes, Marinês Cassiano, especialista têxtil da 5àsec, explica o tempo para a limpeza de cada componente.

No caso das roupa de cama, a recomendação é que semanalmente seja feita a troca e a higienização. Essas peças são de tecidos mais leves, mas por ter contato direto com nossa pele podem ter acúmulo de suor e atrair ácaros, que são prejudiciais para a saúde.

Há frequência ideal para lavar roupas de cama, banho e travesseiros?
Há frequência ideal para lavar roupas de cama, banho e travesseiros?
La Miko/Pexels

Toalhas e roupas de banho, além de estarem em contato frequente com a pele, são itens que ficam úmidos com o uso. É fundamental que seja feita a higienização toda semana para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, as peças devem ser colocadas em locais arejados após a utilização para que sequem completamente e estejam adequadas para um novo uso.

Já para os travesseiros, a regra muda: o ideal para a lavagem desse item é que ela seja realizada de seis em seis meses e feita por uma lavanderia especializada, evitando mofos e a proliferação de fundos, caso a higienização e a secagem não tenha sido efetuada de forma correta.

Além da periodicidade, Marinês recomenda: "para uma higienização completa dos itens de enxoval, leve até uma lavanderia especializada. Essas peças estão em contato direto com o corpo humano e a boa limpeza proporciona um tecido longe de fungos e bactérias, além de aumentar a durabilidade, pois toda a lavagem é feita respeitando as instruções do fabricante para cada tecido", finaliza.

Com informações da 5àsec/DFREIRE

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo