Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Josias Sobrinho lança ‘Vida Bagaço’ em pocket show, no domingo

Lançamento do volume 1 do projeto ‘Canção em Canção’ ocorre no bar Talkin’Blues, em São Luís; álbum faz tributo ao antológico grupo Rabo de Vaca.

Neste domingo (2), às 21h, o Talkin'Blues é palco do pocket show que marca o lançamento do volume 1 do projeto Canção em Canção do Mestre Josias Sobrinho. O bar fica na rua Auxiliar II, quadra 9 - nº 16, bairro do Cohajap, em São Luís. A pulseira de acesso está à venda por R$ 20, e as reservas podem ser feitas pelo telefone (98) 99112-5481.

Trata-se do álbum virtual chamado Vida Bagaço, Um Tributo ao Rabo de Vaca, que estará disponível nas principais plataformas digitais, reunindo a trilha musical do antológico grupo Rabo de Vaca (1977 - 1982), do qual Josias Sobrinho participou junto a outros jovens maranhenses, na época, iniciando carreira musical.

Josias Sobrinho lança Vida Bagaço em pocket show, no domingo
Josias Sobrinho lança Vida Bagaço em pocket show, no domingo
César Ramos Jr. (cortesia)

Noves Fora (parceria com João Madson), Vida Bagaço, Boi de Pireli, Naszora, O Dia da Caça, O Sonho, Doutor Pai Francisco, Estrupício e Lancha Nova (parceria com Lourival Tavares) são alguns exemplos do cancioneiro popular que estão reunidos nesta obra.

O disco tem produção de Rui Mário (com arranjos, sanfona e piano), Tiago Fernandes (violão sete cordas), Marquinhos Carcará (percussão), Dedé de Valença (baixo), Israel Dantas (violão nylon e viola), João Neto (flauta), Tião Lima (percussão), Vinícius Lima (percussão) e Roberto Chinês (cavaquinho em Que Sonho).

Além da audição do disco; no palco, na ocasião do pocket show, Josias Sobrinho (voz e violão) estará acompanhado por Sued Richarlys (guitarra), Lucas Sobrinho (baixo), João Neto (flauta) e Ricardo Sandoval (bateria) vai discorrer sobre esse novo trabalho e cantar grandes clássicos de sua carreira. A intenção é celebrar, junto aos amigos, fãs e admiradores, esse momento oportuno de sua trajetória artística.

Canção em Canção

O projeto terá, ao todo, dez discos a serem lançados, durante o ano, totalizando 100 músicas; todas ainda inéditas do autor, capítulo fundamental na história da Música Popular do Maranhão (MPM) e do Brasil.

A iniciativa marca os 50 anos de carreira e 70 anos de idade de Josias Sobrinho. Canção em Canção é uma realização da Associação Cultural da Música Maranhão, via Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Maranhão, e patrocínio da Potiguar. Todo material será disponibilizado nas plataformas de streaming, na rádio Josias Sobrinho MPM Web Rádio e no YouTube.

Mestre Josias Sobrinho

Considerado um dos mais importantes compositores de sua geração, Josias Sobrinho tem uma obra bastante representativa do período que compreende os anos setenta do século passado até a atualidade, sendo profícua sua contribuição para o que se constituiu como um cancioneiro verdadeiramente identificado com a tradição popular maranhense visto que seu trabalho é essencialmente fundado na diversidade de gêneros e estilos desenvolvidos pelo povo ao longo da história cultural do Maranhão. Contudo seu universo vai além das fronteiras geográficas de uma vez que sua música tem reconhecimento nacional e sua obra alcança universos criativos mais amplos.

Em 1978, Josias Sobrinho foi um dos compositores gravados por Papete no antológico Bandeira de Aço, produzido por Marcus Pereira, com as imprescindíveis De Cajari Pra Capital, Engenho de Flores, Dente de Ouro e Catirina.

Outras vozes também beberam dessa fonte límpida como Diana Pequeno, Ceumar, Leci Brandão, Rita Benneditto, Betto Pereira, Vinaa, Fátima Passarinho, Flávia Bittencourt, PutaBend, Zeca Baleiro até a Xuxa já gravou música do Mestre Josias Sobrinho.

Assessoria/Vanessa Serra

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo