Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Klicia lança single ‘Alarde’ nas plataformas digitais; ouça

Faixa inicia divulgação de ‘Amor ou Cachaça’, primeiro álbum da cantora que deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2023.

"É sobre escancarar, expor as insatisfações que vivemos em um tempo recente com um governo repressor e genocida", destaca a cantora e compositora maranhense Klicia sobre o tom crítico de Alarde, seu single de estreia, já disponível em todas as plataformas de streaming.

Alarde abre a nova fase da carreira musical da artista - a faixa estará no álbum de estreia Amor ou Cachaça, previsto para o primeiro semestre de 2023. Com composição iniciada há quatro anos, o single carrega diversas influências políticas e sociais, tanto em letra quanto em sonoridade.

Klicia lança single Alarde nas plataformas digitais; ouça
Klicia lança single Alarde nas plataformas digitais
Alisson Passos (cortesia)

Navegando pelo reggae - mais especificamente o Dub -, sonoridade característica de Klicia, Alarde reflete o contexto histórico de seu processo criativo: os versos da faixa foram criados, principalmente, em 2019, e carrega reflexões dos primeiros meses do governo Bolsonaro, alusões ao período da ditadura militar e menções ao assassinato de Evaldo dos Santos Rosa, de 51 anos, morto com mais de 80 tiros por policiais militares na zona oeste do Rio de Janeiro, há quatro anos.

"Sempre quis lançar um reggae. Aproveitei essa música que já queria gravar. Durante a composição, imaginei o instrumental dela como reggae. E foi escutando, na época da composição, artistas como Bia Ferreira, Luedji Luna, e cantoras de São Luís, que além de amigas, também sou muito fã, como Clara Madeira, Núbia, Regiane e Pâmela Maranhão, que pensei nesse repertório de músicas de cunho autoral e político", afirma a cantora.

Sobre ser seu single de estreia, Klicia pontua que Alarde não havia sido pensada como single, mas aos poucos ganhou destaque no repertório da cantora - principalmente pelas críticas inseridas na música, assim como pelo impacto da letra.

Figurinha carimbada na cena musical maranhense dos últimos anos, Klicia mescla estilos que vão do R&B e soul ao reggae e brega: uma carreira marcada pela autenticidade e versatilidade.

Com informações da assessoria

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo