Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Maranhão tem maior alta no consumo de energia elétrica

Demanda em fevereiro foi puxada pelo mercado livre, principalmente pelas empresas do ramo de metalurgia, segundo CCEE.

O consumo de energia elétrica do Maranhão em fevereiro foi de 1,52 mil megawatts médios (MW), volume 42,2% maior na comparação com o mesmo período do ano passado. Foi a maior alta de todo o Brasil, puxada principalmente pelo mercado livre, ambiente no qual a indústria e grandes empresas compram eletricidade diretamente de geradores e comercializadores.

Os dados preliminares são do Boletim InfoMercado Quinzenal, produzido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O segmento livre no Estado registrou alta de 202% no comparativo anual. A CCEE acompanha o consumo em 15 ramos de atividade econômica e Metalurgia e Produtos de Metal registrou a maior taxa de aumento, de 575%, seguido por Alimentos (21%).

Já o mercado regulado, em que estão os consumidores residenciais e as pequenas empresas, houve um leve aumento, de 0,9%, influenciado por um período menos chuvoso e temperaturas mais altas, cenário que aumenta o uso de aparelhos de ar-condicionado.

Com informações da CCEE/FSB

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo