Maranhão tem maior alta no consumo de energia elétrica

Demanda em fevereiro foi puxada pelo mercado livre, principalmente pelas empresas do ramo de metalurgia, segundo CCEE.

O consumo de energia elétrica do Maranhão em fevereiro foi de 1,52 mil megawatts médios (MW), volume 42,2% maior na comparação com o mesmo período do ano passado. Foi a maior alta de todo o Brasil, puxada principalmente pelo mercado livre, ambiente no qual a indústria e grandes empresas compram eletricidade diretamente de geradores e comercializadores.

Os dados preliminares são do Boletim InfoMercado Quinzenal, produzido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O segmento livre no Estado registrou alta de 202% no comparativo anual. A CCEE acompanha o consumo em 15 ramos de atividade econômica e Metalurgia e Produtos de Metal registrou a maior taxa de aumento, de 575%, seguido por Alimentos (21%).

Já o mercado regulado, em que estão os consumidores residenciais e as pequenas empresas, houve um leve aumento, de 0,9%, influenciado por um período menos chuvoso e temperaturas mais altas, cenário que aumenta o uso de aparelhos de ar-condicionado.

Com informações da CCEE/FSB

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.


Sobre o autor: Jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e G1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais