Mostra virtual exibe videodanças de artistas maranhenses
Centro Cultural Vale Maranhão exibe, virtualmente, sete videodanças na Mostra Dança Aqui; vários estilos de dança estão representadas nas produções.
O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) exibe, virtualmente, a partir desta sexta-feira (17), às 16h, a Mostra Dança Aqui, com sete videodanças aprovadas no edital homônimo lançado em 2022.
As produções permeiam variados estilos de dança - contemporâneo, danças afro e danças urbanas -, trazendo temas da atualidade, como diversidade religiosa, ancestralidade, arte queer, entre outros.

A cada sexta-feira, um novo vídeo estreia no canal do CCVM no YouTube e no Instagram.
Para abrir a mostra, a escolhida foi a videodança ES-CADA, do bailarino e coreógrafo maranhense Kleverson Froz, que já integrou a companhia do Ballet da Cidade de Niterói (RJ).
Na videodança, Kleverson explora a paisagem arquitetônica de São Luís, tendo como cenário uma das escadarias mais conhecidas da cidade, a da Capela de São Pedro, palco da tradicional caminhada dos grupos de Bumba Meu Boi no dia 29 de junho, onde brincantes pagam promessas ao santo.
O bailarino reflete sobre o enquadramento de corpos e indivíduos em padrões sociais, fazendo uma metáfora com a geometria das escadas e criando autonomia sobre as formas impostas.
Programação do Mostra Dança Aqui
- 17 de março: ES-CADA, de Kleverson Froz;
- 24 de março: Mosaico, de Caio Silva;
- 31 de março: Amoment, de Gabriel Martins;
- 7 de abril: Omnira Ilé, do Coletivo Reverbere;
- 14 de abril: Processo de Cura, de Erivelto Viana;
- 21 de abril: Afro Flash, de Joseph Osei;
- 28 de abril: Tukun, de Yuri Azevedo.
Com informações do CCVM
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.
Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.