Brasil é país com maior número de ataques de phishing por WhatsApp
Ataques de phishing estão com forte crescimento; total de ataques em 2022 foi o dobro da quantidade registrada no ano anterior, segundo Kaspersky.
Em 2022, o Brasil foi o país mais atacado do mundo por phishing pelo WhatsApp, com mais de 76 mil tentativas de fraudes, segundo novo relatório Spam e phishing em 2022 da empresa de tecnologia Kaspersky.
A pesquisa mostra ainda que o Brasil é o 4º no mundo que mais sofre phishing via e-mail. Globalmente, o sistema antiphishing da Kaspersky evitou mais de 500 milhões de tentativas destes ataques no ano passado, duas vezes mais do que os números de 2021.

Phishing é um tipo de crime cibernético de engenharia social usado para enganar usuários por meio de mensagens de texto, e-mail ou ainda por outros meios - veja dicas de como não cair no golpe.
Clientes de serviços para entrega de encomendas foram as vítimas mais atacadas por phishing, com 27,38% de todos os bloqueios contabilizados. Outros alvos incluem lojas virtuais (15,56%), sistemas de pagamento (10,39%) e bancos (10,39%).
Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques do blog. Contribua com o debate: deixe seu comentário. E siga acompanhando tudo o que é publicado por meio do Google Notícias, Mastodon, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e YouTube.